quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mora na Filosofia 1

Heráclito de Éfeso
(cerca de 540-470 a.C.)

Heráclito nasceu em Éfeso, cidade da Jônia. "É por muitos considerado o mais eminente pensador pré-socrático, por formular com vigor o problema da unidade permanente do ser diante da pluralidade e mutabilidade das coisas particulares e transitórias. Estabeleceu a existência de uma lei universal e fixa (o lógos), regedora de todos os acontecimentos particulares e fundamento da harmonia universal, harmonia feita de tensões, 'como a do arco e da lira' ". É considerado, por muitos, o "pai da dialética".

"O contrário é convergente e dos divergentes nasce a mais bela harmonia, e tudo segundo a discórdia".

"Conjuções o todo e o não todo, o convergente e o divergente, o consoante e o dissoante, e de todas as coisas um e de um todas as coisas".

"Aos que entram nos mesmos rios outras e outras águas afluem".

"Este mundo, o mesmo de todos os (seres), nenhum deus, nenhum homem o fez, mas era, é e será um fogo sempre vivo, acendendo-se em medidas e apagando-se em medidas".

"Nos mesmos rios entramos e não entramos, somos e não somos".

"Não de mim, mas do logos tendo ouvido é sábio homologar tudo é um."

Fonte: "Os pré-socráticos: fragmentos, doxografia e comentários / seleção de textos e supervisão do Prof. José Cavalcante de Souza; dados biográficos de Remberto Francisco Kuhnen; traduções de José Cavalcante de Souza ...(et al.).- 2. edição- São Paulo; Abril Cultural, 1978. (Os pensadores)".

273

Nenhum comentário:

Postar um comentário