domingo, 15 de maio de 2011

De que nossos turistas mais reclamam?

O Ministério do Turismo todo ano faz um Perfil da Demanda Turística Internacional dos destinos mais visitados do Brasil. Vejam a porcentagem de avaliação negativa dos quesitos apresentados aos turistas que nos visitaram em 2009 (último Perfil feito):

1º)   Preços......................... 38,2 % 
2º)   Sinalização turística... 24,1 %
3º)   Rodovias.................... 24,0 %
4º)   Telecomunicações..... 23,3 %
5º)   Informação turística...12,9  %
6º)   Limpeza pública....... 12,4 %
7º)   Guias de turismo.........9,0  %
8º)   Serviços de táxi.......... 8,2  %
9º)   Transporte público......7,4  %
10º) Diversão noturna........ 7,3  %
11º) Gastronomia............... 6,0  %
12º) Alojamento..................4,1  %
13º) Hospitalidade.............. 3,2  %
14º) Restaurante................. 3,1  %
15º) Segurança pública....... 2,6  %

A questão dos preços já  foi pior. Em 2007, mais da metade (52,1%) dos turistas reclamaram dos preços cobrados em hotéis e restaurantes. O problema não é só o preço, mas também a propaganda enganosa. É uma vergonha que até hoje não tenhamos a cidade sinalizada como convém a uma cidade internacional. Um em cada quatro turistas reclama da sinalização. Nossas ruas e estradas é um caso de calamidade pública. Turista internacional não está acostumado com buracos e mais buracos. Não entendi a reclamação quanto aos serviços de telecomunicação. Se os turistas estrangeiros usassem orelhões daria pra entender, porque quase nenhum deles funciona, inclusive os localizados no centro da cidade. A secretaria de turismo entupida de gente e não se presta um bom serviço de informações turística. É  demais! Gasta-se uma fortuna com limpeza pública, mas mesmo assim ela deixa a desejar, até mesmo para os turistas internacionais. Outro absurdo.

Dos outros quesitos, vale a pena ressaltar que a hospitalidade tinha uma avaliação negativa de apenas 0,4 em 2006. A avaliação de 2009 é a pior desde 2004. O que está acontecendo com a receptividade do povo buziano? Já a segurança pública se mantém nessa faixa de 2,6 %, exceto no ano de 2007 quando foi mal avaliada por 5,6%. Transporte público é outra surpresa: mal avaliado nos anos de 2004, 2005 e 2006 por mais de 10%, vem a partir daí melhorando no conceito de nosso turistas.

Fonte: http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/export/sites/default/dadosefatos/demanda_turistica/internacional/download_internacional/Estudo_da_Demanda_Turxstica_Internacional_-_2004-2009.pdf

Comentários:


Monica disse...
muito bom Luiz temos que divulgar muito estes dados

Um comentário: