quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Internet gratuita para toda a população de Búzios.


Pensando grande e nunca PequenenINHO






Dando continuidade ao que comecei na postagem "Algumas das coisas que Búzios já podia ter feito a uns 15 anos" abordo mais detalhadamente um dos pontos a que me referi então; hoje o a “Internet gratuita”.


 


 Vamos começar com um exemplo clássico: O Município de Quissamã, no norte do Estado do Rio de Janeiro, que oferece a INTERNET BANDA LARGA GRATUITA, VIA WIRELESS, para todos seus moradores. Quissamã é um município também jovem como Búzios e que conta com um histórico de emancipação semelhante. Tem apenas 17.376 habitantes, um pouco menos que Búzios, mas em compensação tem uma área de 715.877 quilômetros quadrados. Búzios tem apenas 69,287 Km. E nunca se pode esquecer que o PIB de Búzios é muito maior. Porque uma iniciativa como essa nunca foi implementada? Com todo o nosso potencial turístico e o fluxo de turistas estrangeiros e nossa proximidade com a capital, ainda não ficou claro a importância da democratização da internet? Quais interesses estão em jogo para se manter tantos na ignorância digital, quando o que deve é alargar essa experiência que trará tantos benefícios educacionais, culturais e sociais aos cidadãos buzianos.



Como administrar a questão da internet gratuita a todos os moradores da cidade? Em quissamã foi implementado o que se chamou de Internet cidadão, mais aqui pode ter o nome que quiserem; internet Brigite Bardot, Internet Mirinho Braga, Internet Rua das Pedras. O que importa é que haja esse projeto e que ele funcione. È sempre bom ressaltar deve ser- porque há plena possibilidade para isso- para todos e nada de fila para escrever nome e esperar sorteios sempre de forma misteriosa privilegiam alguns.



O projeto consiste em: uma conexão feita através de ondas de rádio, onde você acessa a internet banda larga gratuita, sem depender de uma linha telefônica.Através de repetidoras localizadas em pontos estratégicos, o sinal é distribuído aos clientes. Sendo que para obter o acesso, o local deve enxergar uma das torres detransmissão. A qualidade e velocidade de conexão é bem melhor que a conexão via linha telefônica com um modem de 56K.

Características e Vantagens:

* Acesso contínuo e gratuito;
* Não utiliza modem;
* Não utiliza linha telefônica, onde você libera a linha e economiza os pulsos;
* Alta imunidade a ruídos;
* Acesso a todos os serviços que o sistema convencional dispõe.

Deve haver um torre no Centro da Cidade ou em local central – alto de preferência- e outras sub torres espalhadas pelos bairros. Estarão cobertos pelo sinal, as localidades que estiverem até 5Km de uma das repetidoras.

Tipos de Cliente:

* Pessoa Física: O acesso para pessoa física estará vinculado ao endereço residencial do contratante, sendo permitido apenas um cadastro por residência.
* Pessoa Jurídica: Para o acesso empresarial, será instalado a internet via rádio num computador que será o servidor de acesso, e através dele todas as outras estações poderão obter o acesso através de sua rede local.

O que é necessário para o cadastramento:

* Apresentar a nota fiscal do equipamento wireless especificando o endereço físico da placa de rede Wireless, conhecido como endereço MAC. Este endereço é universal,
não existindo em todo o mundo duas placas de rede com o mesmo MAC (Exemplo: A0:00:5E:00:F1:03);
* Informar os dados pessoais do contratante que tem que ser maior de idade. No caso de pessoa jurídica incluir os dados da empresa tipo CNPJ, insc estadual, endereço e telefone comercial) ;
* Apresentar RG, CPF e comprovante de residência;
* Cadastro de conta de acesso e senha para autenticação no serviço

Local de Cadastramento:

Kit do Cliente: ( Como se dá em Quissamâ)

* Placa de Rede Wireless PCI padrão 802.11b ou Access Point padrão 802.11b compatível com equipamentos da Orinoco;
* Cartão PCMCIA Wireless padrão 802.11b compatível com equipamentos da Orinoco (no caso de notebooks);
* Cabo coaxial 50 Ohms RGC-213 com conectores N e Pig Tail (estes cabos são necessários para ligar a antena ao seu computador);
* Antena externa tipo Grade ou Corneta padrão 802.11b (o tipo de antena está diretamente relacionado a distância entre o ponto de acesso e a repetidora).



Obs: Os equipamentos serão adquiridos pelo usuário e DEVEM ser homologados pela Anatel.
Tudos isso pode ser ampliado, pois Búzios pode e deve estar a frente. È sempre bom pensar grande nessas horas e nunca pequenINHO.





È possivel




Victor Viana @ VianaBuzios


 


Fonte: " Blog Curinga de Búzios"



Um comentário: