quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Alerta para a dengue na Região dos Lagos

Na manhã da segunda-feira (5) o Ministério da Saúde apresentou  o mapa da dengue no país.  “Dos 561 municípios pesquisados, 48 estão em situação de risco, 236 em alerta e 277 apresentam índice satisfatório”.
O LIRAa  (Levantamento de índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti) de 2011  revela que 48 municípios brasileiros estão em situação de risco para ocorrência de surto de dengue. O mapa, que permite identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor foi realizado entre os meses de outubro e novembro deste ano, é realizado pelo Ministério da Saúde, em parceira com as secretarias municipais de saúde. Nos municípios em situação de risco, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito. Ao todo participaram 561 cidades”.
Ao apresentar os resultados do LIRAa 2011, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que o estudo é uma espécie de fotografia que permite ao Ministério da Saúde conhecer a situação da dengue em todo o país. “As cidades que estão em situação de alerta, não podem baixar a guarda: ao contrário, devem intensificar suas ações. Já os municípios em situação de baixo risco podem migrar para uma grande epidemia”, alertou.
O Ministério da Saúde acompanhará de perto a evolução da dengue nos estados e municípios. O mapa revelou que 4,6 milhões de pessoas vivem em áreas de risco para epidemia de dengue. “Além do sistema de vigilância convencional, contamos, a partir de agora, com o Observatório da Dengue, mais uma ferramenta que irá nos ajudar no monitoramento da doença por meio das redes sociais”, ressaltou o ministro.
A Dengue possui quatro sorotipos de vírus (DENV 1, DENV 2, DENV 3 E DENV 4). As atividades de vigilância virológica em 2011, destacam o predomínio da circulação do sorotipo DENV 1 no país. Foram constatadas, porém, uma circulação importante dos tipos DENV 2 e DENV 4. Esse cenário, associado às condições ambientais, que permitem a manutenção do mosquito Aedes aegypti, alerta para a possibilidade de persistência da transmissão em níveis elevados do vírus no verão de 2012.
Por incrível que pareça os municípios mais pobres da Região dos Lagos são os que apresentam os melhores índices no LIRAa: Iguaba Grande e Arraial do Cabo, 1,0%; e Araruama, 1,1%. O índice menor que 1,0% é considerado satisfatório.  Estão em alerta (índices entre 1,0 e 3,9%) Armação dos Búzios, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, com 1,5% e Cabo Frio, com 1,6%- maior índice da Região. Búzios, Cabo Frio e Rio das Ostras- municípios onde royalties caem no colo dos respectivos  prefeitos sem que eles precisem fazer nada- não poderiam estar nesta situação de jeito nenhum. Só governos incompetentes ou perdulários permitem que isso aconteça. Se mortes acontecerem já se sabe de antemão quem são os responsáveis.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário