quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Desarquitetando o Mangue de Pedra

Foto 1

Foto 2




A especulação imobiliária, que faz o que quer na cidade, conseguiu autorização, do seu representante político máximo- o prefeito Mirinho Braga-, para cometer mais um crime contra o meio ambiente de Armação dos Búzios: um apart-hotel com 53 casas, de 80 m² cada, geminadas 3 a 3, a ser construído em um monumento natural raríssimo- o Mangue de Pedra da Praia Gorda (foto 1).

A licença de obra nº 069/2011 foi concedida em 4/3/2011 (foto 2). Processo: 6089/07. A área, de 355.564,54 m², está localizada em uma ZCVS-5 e é considerada pelo Plano Diretor como uma Área Especial de Interesse Ambiental (AEIA-4).
A autorização porém está em desacordo com a Lei do Uso e Ocupação do Solo (LUOS) vigente em vários pontos:
1) Armação dos Búzios pode ter condomínio ou hotéis, mas não Apart-Hotel.
2) ZCVS-5 não pode ter 53 unidades. Condomínio pode ter, no máximo, 8 unidades (artigo 14, parágrafo 3º, da LUOS ) e hotel, 25 unidades (anexo 1- Uso e Atividades).
3) Construções geminadas não são mais permitidas. Mesmo quando a Lei autorizava construções deste tipo, só eram possíveis 2 unidades autonomas. O projeto prevê 3 unidades geminadas por bloco.
A população de Búzios, suas entidades civis e os vereadores que não estiverem vendidos para a especulação imobiliária precisam se mobilizar para defender nosso Mangue de Pedra, raro ecossistema, berço da vida marinha, de relevante importância ecológica, geológica, histórica e turística. No litoral brasileiro existem apenas dois mangues de pedra: o de Búzios e outro no estado da Bahia.

Comentários:

Flor disse...
 
Que loucos! Atacam a sim mesmo!. Fazem uma Unidade de Conservação e logo já estragam tudo?!? Meio ambiente para quê? Lei para quê? Geminadas novamente.. já sabia da esperteza de fazer hotel para dobrar ou triplicar área... e depois transformar em condomínio. O mesmo método que utilizaram no Breezes e parece que iam usar no Clube de Velas. Espertinhos, safados e outras coisas mais. Um dia sobra pra eles.
 
Estamos sofrendo com o mesmo autoritarismo do nosso prefeito. Moro na cidade do Rio e no bairro da Ilha do Governador, aqui temos a APARU do Jequiá que foi criada para proteger o Manguezal do mesmo nome, agora o prefeito resolveu fazer uma Vila Olímpica dentro da APARU e já começou a desmatar e aterrar. Criminoso é o que ele é. Estamos lutando muito contra essa obra e fazendo barulho. Espero que vocês consigam parar com esse crime. Não sei como poderia ajudar mas estou disposta a isso. Mesmo porque tenho um carinho especial pela cidade desde que fiz uma pesquisa sobre o Parque dos Corais junto com o Prof. Alexandre Pedrini da UERJ.

Flor disse...
 
Oi, Terezinha, que bom que mais pessoas tomam conhecimento dessas sacanagens. Triste saber que o prefeito daí que finge ser antenado também é louco como o daqui. Temos que nos livrar de pessoas como essas. Somos 99%. Não precisamos temer nem concordar. Precisamos derrubar!




5 comentários:

  1. Que loucos! Atacam a sim mesmo!.
    Fazem uma Unidade de Conservação e logo já estragam tudo?!?
    Meio ambiente para quê?
    Lei para quê?
    Geminadas novamente.. já sabia da esperteza de fazer hotel para dobrar ou triplicar área... e depois transformar em condomínio. O mesmo método que utilizaram no Breezes e parece que iam usar no Clube de Velas. Espertinhos, safados e outras coisas mais. Um dia sobra pra eles.

    ResponderExcluir
  2. Estamos sofrendo com o mesmo autoritarismo do nosso prefeito. Moro na cidade do Rio e no bairro da Ilha do Governador, aqui temos a APARU do Jequiá que foi criada para proteger o Manguezal do mesmo nome, agora o prefeito resolveu fazer uma Vila Olímpica dentro da APARU e já começou a desmatar e aterrar. Criminoso é o que ele é. Estamos lutando muito contra essa obra e fazendo barulho. Espero que vocês consigam parar com esse crime. Não sei como poderia ajudar mas estou disposta a isso. Mesmo porque tenho um carinho especial pela cidade desde que fiz uma pesquisa sobre o Parque dos Corais junto com o Prof. Alexandre Pedrini da UERJ.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Terezinha, que bom que mais pessoas tomam conhecimento dessas sacanagens.
    Triste saber que o prefeito daí que finge ser antenado também é louco como o daqui.
    Temos que nos livrar de pessoas como essas.
    Somos 99%.
    Não precisamos temer nem concordar.
    Precisamos derrubar!

    ResponderExcluir
  4. Luiz, acho que tem um pouco de confusão a respeito desse empreendimento. A placa está como Apart-Hotel, mas acho muita coincidência o empreendimento Condomínio ou Residencial Villa Tscana ser também na praia Gorda. Tanto um como outro tem casa trigêmeas.. "Completamente de acordo com a lei".. só pode ser "Lei do ruinzinho".
    Vc já viu a propaganda neste site?
    http://www.enterpriseconsultimob.com.br/detalhes.php?id=151
    Lembrou muito o Breezes, pois realmente parece um hotel. Nessa época estávamos no Conselho de Meio Ambiente.. Ainda vamos levar a culpa. São perigosos esses caras.

    ResponderExcluir
  5. Ola,

    Gostaria de saber se a Secretária de Meio Ambiente de Búzios está conivente com toda essa situação. Qual a posição oficial do Município de Búzios diante dessa questão no mínimo delicada e importante.

    Já buscaram contato com ela? Existe uma posição favorável mas sem nenhum embasamento? Há que se pressionar, de todas as formas.

    Escrache neles - politicos corruptos e empresários inescrupulosos!

    ResponderExcluir