sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Frita o peixe


Tem razão o Professor Chicão, avisando em artigo neste blog: “Mar de fezes será atirado no rio Una”.

Este colaborador submeteu ao MP em Cabo Frio duas petições solicitando providências quanto às ações do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), destacando, principalmente, o fato de que ao impor o sistema de coleta de esgoto em tempo seco, na primeira reunião realizada em 30/06/2000, já havia reconhecido que o sistema desrespeita a Constituição do Estado do Rio de Janeiro. O MP, em seu despacho, apresentou as mesmíssimas justificativas encontradas nos documentos pseudotécnicos do pseudocientista Luiz Firmino Martins Pereira, então secretário-executivo dessa excrecência que é o CILSJ: a de que, eventualmente, - significando até 2023 -, todo o esgoto seria coletado e tratado em ETE´s. Quanto ao desrespeito à constituição, nenhuma palavra.
Se o MP, por conta própria, quer-se desmoralizar, problema dele. Resta o povo, representado por associações de bairros, mas que não participem as ONG´s que se sustentam à custa desse órgão, o CILSJ, onde atua gente despreparada para lidar com assunto técnico como é a questão da coleta e do tratamento de esgoto.

No meio dessa história está a Prolagos. Vejamos.

a Prolagos anunciou, referindo-se à ETE no Jardim Esperança que entrou em operação em 08/07/2011: “A operação da nova ETE - a quinta construída pela concessionária na região - eleva para mais de 70% o índice de atendimento em coleta e tratamento de esgotos da Prolagos em sua área de concessão... A unidade realizará o tratamento secundário de esgoto (biológico) e é composta por duas lagoas de aeração e duas lagoas de decantação, com capacidade para tratamento de até 160 litros de esgoto por segundo”. Essa área de concessão para coleta e tratamento de esgoto contem os municípios de São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande Cabo Frio e Búzios. Em www.censo2010.ibge.gov.br/dados_divulgados/index.php?uf=33está a resposta para a população que produz o esgoto: 305.975. Quanto produzem de esgoto por segundo? Quem quiser se dar ao trabalho, confira: 980 litros de esgoto por segundo. 70% disso estaria sendo tratado, ou 690 litros de esgoto por segundo.

O que a Prolagos anuncia é que as quatro outras ETE´s tratam 805 litros de esgoto por segundo. 1) O decantador em São Pedro tem capacidade para tratar 200 litros por segundo. 2) Anuncia-se que a ETE de Cabo Frio tem capacidade para tratar 400. 3) A em Iguaba, 75. 4) A em Búzios, 130. Acrescendo a ETE no Jardim Esperança tem-se 965 litros de esgoto por segundo. Isso quer dizer que 98% do esgoto produzido nos quatro municípios são tratados e não apenas 70%? A Prolagos está sendo modesta? Não, não está. Embora a capacidade seja para tratar 965 litros por segundo está tratando 690. (É como caixa de água com capacidade para 1.000 litros, que na verdade acomoda 800 ou menos).

Moral da história: 980 - 690 = 290 litros de esgoto por segundo não são tratados. Pensemos nisso: o sistema de coleta de esgoto em tempo seco instalado nos quatro municípios permite que sejam lançados diretamente na lagoa de Araruama, nas lagunas Cabo Frio e Maracanã, e na bacia do rio Una mais de 25 milhões de litros de esgoto por dia, in natura. Puros, leves e soltos. Como comparação, a lagoa de Araruama retém cerca de 650 milhões de litros de água. Multiplique os 25 milhões por 3.650 (10 anos) e tem-se o tamanho da estupidez, da boçalidade, da cretinice imposta por essa excrecência, o Consórcio Intermunicipal Lagos São João, que tem a desfaçatez de manter na Internet a afirmação de que metade do volume da água da lagoa é renovada a cada 84 dias, coisa impossível, uma vez que a lagoa é fechada: a maré não tem força para passar do Boqueirão, em São Pedro da Aldeia.

Repetindo: tem razão o Professor Chicão, avisando em artigo neste blog: “Mar de fezes será atirado no rio Una”.


Ernesto Lindgren
29/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário