domingo, 11 de dezembro de 2011

Imprensa buziana 5: rádio educativa usada como rádio comercial

A rádio Estação 104 é uma rádio FM educativa. Dizem na cidade que a rádio pertence ao argentino amigo do prefeito Mário Fernandes, mas ela está no nome da Fundação de Armação dos Búzios cujo presidente é Ricardo Brandão Marques- Procurador Chefe para Assuntos de Urbanismo, Patrimônio Cultural e Meio Ambiente. De educativa ela não tem nada. Faz inclusive propaganda comercial dos restaurantes nos quais o senhor Mário Fernandes tem participação societária.

Consta no site do Ministério das Comunicações que toda Rádio e TV Educativa destinam-se:

"à transmissão de programas educativo-culturais, que, além de atuar em conjunto com os sistemas de ensino de qualquer nível ou modalidade, vise a educação básica e superior, a educação permanente e formação para o trabalho, além de abranger as atividades de divulgação educacional, cultural, pedagógica e de orientação profissional".

Além de não ter nada de educativa também está sendo usada politicamente pelo prefeito Mirinho Braga. Ele e seus secretários estão sempre participando do programa da Iva Maria, de 9 às 11 da manhã, quase todos os dias da semana. O programa é descaradamente parcial: só chama o pessoal alinhado politicamente com o governo. De oposição, só pessoas de Cabo Frio, como professor Chicão e Claudio Leitão. Não sei se é legal, mas, com certeza, não é nem um pouco ético o prefeito de Búzios participar de um programa em uma rádio que pertence a uma entidade cujo presidente é um funcionário comissionado seu.   

Apesar de ser uma outorga (processo 530000021552001) para o município de Iguaba Grande, inclusive com seu estúdio principal instalado na Rua Paulino Rodrigues de Souza 3.200, a sua sede está localizada na Avenida José Bento Ribeiro Dantas 90, Praia Brava, Armação dos Búzios, telefone 2623-2169. E a  estação transmissora da rádio está em um terceiro município:  São Pedro da Aldeia (Serra de Sapeativa). Em Búzios acontecem coisas estranhas como essas!  Por isso fiz outra consulta ao Ministério das Comunicações para saber se a rádio pode transmitir de Búzios.
   
Fonte: "Ministério das Comunicações"

771

Nenhum comentário:

Postar um comentário