segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

E agora, José (Nani)?

Foto JPH 07/01/2012
O rompimento do empresário e político buziano Nani Mancini com o pré-candidato Chiquinho da Educação nesta semana que passou, como não poderia deixar de ser, repercutiu no jornal chapa branca Primeira Hora. Com direito à chamada na capa, transcrição completa do monólogo do vídeo e foto-  de quase meia página- de Nani apontando o dedo pro Chiquinho chamando-o de "moleque".

Nani- apontado em todas as pesquisas como possuidor de um alto grau de rejeição política na cidade- não aguentou ficar no limbo, esquecido. Possuidor de um ego monstruoso, carente de atenção, reclamou que suas ligações telefônicas não mereciam retorno por parte do pré-candidato Chiquinho. Infantilmente, para o nível de experiência política que tem, ou deveria ter, protestou que esvaziaram o seu  PSL, levando todo mundo para o PSC, o deixando sozinho no partido. Parecendo uma criança fazendo pirraça diz para Chiquinho: "se você não me quer em seu governo, eu também não quero participar dele". Quanta meiguice! Quando fala "em seu governo", dá a entender que teve acesso a pesquisas que indicam que a derrota de Mirinho é quase certa.

Nani, que sempre foi um crítico radical do governo Mirinho, agora dá uma de Nani "paz e amor", acenando com a possibilidade de uma aliança com o prefeito. O candidato a prefeito do seu partido- o também espaçoso Octavinho- fecharia lá na frente, com "um projeto de cidade, que nos conduza a um crescimento com qualidade", o que só seria possível "com uma liderança capaz de harmonizar (Mirinho) e não promover conflitos" (Chiquinho seria o incendiário). O problema é que falta combinar com os russos (Octavinho)! Uma aproximação explícita com Nani e Octavinho por parte do prefeito,  implodiria o seu grupo político. Mirinho é tudo, menos burro! Nani teria que continuar como está: escondido, no limbo. E isso, seu ego não aguenta!

Na verdade, para Nani, a festa acabou. E agora, José (Nani)? Seu partido está esvaziado, sua candidatura a vereador foi pro beleléu, seu grupo se esfacelou (todos estão com Chiquinho). Só sobrou com ele Octavinho. Como ambos são espaçosos, vai faltar espaço para se construir alguma coisa juntos. Só lhe resta mesmo o limbo.

Búzios é uma cidade sui generis. Por aqui, quando a pessoa dá corda a seu ego ele adquire uma dimensão inimaginável em outro município. Octavinho, Nani, Chiquinho e Ruy Borba são exemplos de ególatras em último grau. Casos clínicos mesmo. Alguns como Ruy Borba beiram a imbecilidade. O secretário sabe-tudo-faz-nada chegou a afirmar que possui o terceiro melhor currículo do país!  Cruz credo! Não é a toa que muitos dizem que Ruy é o Nani de Mirinho. Grande parte da rejeição ao prefeito com certeza provém de seu secretário sabe-tudo-faz-nada. Secretário-camaleão também, pois muda de posição como se muda de camisa. 

Na verdade, Nani parou no tempo. Continua pensando em repetir a aliança vitoriosa em 2004, quando foram reunidos um candidato com voto mas sem idéias (Toninho), com um grupo de pensadores com projetos mas sem voto (grupo do Nani). Nani diz: Armação dos Búzios "precisa de uma liderança capaz de reunir um grupo capacitado para pensar a Cidade, desenvolver um projeto de sociedade e executá-lo". Não é a cara do governo Toninho! Só que o cavalo passa selado uma única vez. A chance foi dada e desperdiçada. Cada um cuidou de si, muitos enriqueceram e o povo se danou! Além disso, não existem mais Toninhos Brancos dando sopa por aí, apesar deste desgoverno ser a cara do outro!

Nani perde completamente a noção de ridículo quando critica a administração de Chiquinho em Araruama. Não tem moral pra isso. Recentemente teceu vários elogios àquilo que considerava como realizações do ex-prefeito comparando-as com o que foi feito no que chamava de desgoverno Mirinho Braga. Chegou a discutir com o secretário sabe-tudo-faz-nada em um programa de rádio em Cabo Frio, defendendo o que considerava feitos positivos de Chiquinho. Diz, agora, que Araruama "ainda convive com inúmeros e graves problemas estruturais (educação, saneamento e saúde) como se, em muitos aspectos, não  estivéssemos pior, mesmo tendo uma população quatro vezes menor e um orçamento maior. Esquece a situação de penúria que deixou os trabalhadores do seu Fashion Café quando critica a forma como Chiquinho tratou dois garçons em Búzios. Finaliza abordando a questão da caixa-preta do financiamento de campanha de Chiquinho, mas esquece os horrores que falou dos gastos de Mirinho na campanha e na justiça eleitoral. Afinal, Mirinho disputou com uma liminar! Advogados especializados em justiça eleitoral são caros, muito caros. Não é Nani? O loteamento atual da prefeitura foi para cobrir estes gastos, não é Nani? 

Observação: depois que o vídeo apareceu no youtube, Chiquinho disse em seu programa de rádio que Nani lhe pedira para ser o coordenador financeiro de sua campanha eleitoral e que fosse designado para cuidar dos problemas da candidatura no TCE (existe isso?), desmentindo Nani que dissera que não havia lhe pedido nada.


Comentários:



Flor disse...
 
Olha, quando abro este blog já estou acostumada a surpresas!!! Mas este texto! Estou completamente estarrecida. Por isso ninguém quer se candidatar (pessoas de bem), não querem pegar dengue!. Que horror! Como chegamos a isso? Ainda bem que a profeta Flor já profetizou que toda a corja vai ser ficha suja. Va haver novas possibilidades. Nomes novos, limpos e ainda sem ranço. Vamos ter prazer em votar. Não ouviremos aquelas frases detestáveis: Mirinho que é da terra, Chiquinho para tirar Mirinho. Novos candidatos, pessoas comuns com boa-vontade! Existem. Aparecerão.
Rufus Floriao KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
há ± 1 hora ·  · 1
 

Um comentário:

  1. Olha, quando abro este blog já estou acostumada a surpresas!!! Mas este texto! Estou completamente estarrecida. Por isso ninguém quer se candidatar (pessoas de bem), não querem pegar dengue!. Que horror! Como chegamos a isso?
    Ainda bem que a profeta Flor já profetizou que toda a corja vai ser ficha suja. Va haver novas possibilidades. Nomes novos, limpos e ainda sem ranço. Vamos ter prazer em votar. Não ouviremos aquelas frases detestáveis: Mirinho que é da terra, Chiquinho para tirar Mirinho. Novos candidatos, pessoas comuns com boa-vontade! Existem. Aparecerão.

    ResponderExcluir