quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Entrevista (na íntegra) concedida ao jornal A Raza de Búzios

O jornal A Raza Búzios entrevistou o Professor Luiz, um dos mais conhecidos blogueiros da Região dos Lagos, ex- Presidente do PT de Búzios e hoje um dos mais conhecidos formadores de opinião da cidade. O Professor Luiz nos falou sobre sua saída do PT e sobre o que pensa do atual presidente do diretório de Búzios, seu ingresso no  PSOL e sobre o fim do blog “Luiz do PT” e o recomeço de um novo trabalho para a discussão política do município de Búzios.

 “Estas questões nacionais, mais as estaduais e os problemas do PT de Búzios me fizeram ver que o PT é um caso perdido, apesar de reconhecer que ainda tem gente boa (poucas) no partido. O PT do RJ é um dos piores do Brasil.” Professor Luiz.

Professor Luiz: o senhor tornou-se um dos principais blogueiros de Búzios e da Região dos Lagos, abordando em especial a política de nosso município. Quando começou a sua historia dentro do ativismo político e depois a idéia de ter um blog?

Faço política desde 1968 quando estudava na Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca no Maracanã. Tive alguns professores presos pela ditadura militar. Era um adolescente, mas a partir dessas prisões – de professores que eu gostava- passei a participar de manifestações de rua. Com 16 anos passei no vestibular de engenharia no Fundão. Três anos depois fui descobrir que não tinha nada a ver com o curso. Nessa época, a ditadura tinha conseguido acabar com o movimento estudantil, que só ressurgiu em 77-79 com a reconstrução da UNE em 79, congresso do qual participei como delegado do Centro Acadêmico da Filosofia da UERJ. No ano seguinte, ajudei a fundar o PT no bairro do Andaraí, onde morava. A idéia de fundar o blog surgiu vinculada à minha luta política. Foi sugestão da minha companheira do PT e amiga, Maria Augusta. O blog serviria como mais um instrumento de mobilização, conscientização e organização da sociedade buziana. É política pura.

O senhor como membro fundador do PT, foi inclusive presidente do PT de Búzios – que muitos consideram a melhor gestão que esse partido teve na cidade- e seu blog faz referência a sigla PT. Você  saiu do partido.  O que o levou a uma decisão que presumo ser tão traumática a sua historia?

Assumi a presidência do PT em um momento muito ruim para o PT nacional. A “quadrilha” (nas palavras do procurador geral da república) de José Dirceu tinha montado um esquema com o empresário Marcos Valério, conhecido como “mensalão”, que foi denunciado pelo deputado Roberto Jefferson em meados de 2005. Tinha assumido a presidência do Partido em maio de 2005, depois de um processo de luta interna no PT de Búzios pela democratização do partido. Naquela época quase apanhávamos nas ruas. O PT era chamado de Partido de Trambiqueiros. Resolvi ficar no partido para ver se podíamos mudar a correlação de forças internas. Realmente, no pleito seguinte (2007), a corrente Articulação de José Dirceu-Lula perdeu a hegemonia que tinha. Caíram de 54% para 47%. Dessa forma não podiam mais passar o rolo compressor como faziam nas votações internas. Observe que quase todos os processados pelo STF são da corrente Articulação. O esquema também servia para um projeto de poder no interior do PT. Delúbio e Silvinho Pereira foram trazidos para o PT por Lula. Nas eleições internas de 2009, a Articulação- considerada a direita do partido- sob o novo nome de CNB (Construindo um novo Brasil) retoma a hegemonia. A volta de Delúbio ao partido só se deu por isso.

Estas questões nacionais, mais as estaduais e os problemas do PT de Búzios me fizeram ver que o PT é um caso perdido, apesar de reconhecer que ainda tem gente boa (poucas) no partido. O PT do RJ é um dos piores do Brasil. Na luta interna rifam os diretórios sem a menor cerimônia. A nova executiva do PT de Búzios não tem nada a ver com o PT. O presidente Mauro foi candidato pelo PSDB em 2004. Tem formação militar de direita. Não sabe nem o que é socialismo. Filiou quase toda família no partido. Reclamei com o deputado estadual, Gilberto Palmares, atual secretário de organização do partido, que o PT de Búzios não se reúne, ou melhor, Mauro só chama a sua turminha para reunião. Ele transformou o PT de Búzios em uma entidade sua como faz com a Appruma – Associação dos produtores rurais.
  
E qual o seu destino político? Hoje o senhor Já está filiado ao PSOL, por quê escolheu esse partido?

Dos partidos de esquerda- O PSTU, O PCO e o PSOL- este último é o que tem uma prática política mais próxima do que acho adequado para o momento político brasileiro. O Esquerdismo radical normalmente é infantilismo. Em vez de ajudar a esquerda acaba fortalecendo a direita.

Não poderia deixar de perguntar também sobre o movimento “Chega de Inho”, do qual o senhor é fundador e animador. A que exatamente esse movimento se propõe e como está o andamento dele?

Este grupo criado no Facebook pretende continuar o que vinha fazendo sem sucesso no PT de Búzios: criar uma alternativa a estes dois nomes que dominam a política da cidade. Desde 2004 venho tentando isso. Primeiro com Mauro Temer, depois com Silvano. Os PTs da Região em vez de arregaçarem as mangas e lançarem candidatos próprios contra os representantes das elites, parecendo verdadeiras putas colam com os que vão ganhar. Em um ano estão com um, no ano seguinte estão com outros. Faz sentido participar de algum governo da nossa Região. São governos preocupados com a melhoria das condições de vida da maioria da população? Claro que não. Então porque o PT de Araruama, de Arraial do Cabo, de Cabo Frio (pelo menos uma parte, o que já é um absurdo) participam? Quais os interesses? Tenho quase certeza que daqui a pouco o PT de Búzios fecha com o desgoverno de Mirinho. Na verdade, os PTs da Região se assemelham mais a agências de emprego do que a partidos políticos de esquerda.

Professor, e o nome do blog como ficará agora que não está mais no PT?

O Blog Luiz do PT não existe mais. Você não vai acreditar, mas no dia da minha desfiliação o presidente do PT de Búzios queria que eu assinasse um documento do Diretório me proibindo de usar o nome PT no blog. Como se poderia imaginar que eu saindo por livre e espontânea vontade fosse querer continuar usando o nome do partido. Dá pra acreditar? Só na cabeça do presidente do PT de Búzios. Como qualificar um presidente desses? Acho que ele deve acreditar que eu estaria sendo beneficiado no blog usando o nome do PT por ele estar fazendo um “excelente trabalho”. Vai entender isso! Portanto, o blog do Luiz do PT não existe mais. O blog agora se chama Iniciativa Popular Búzios (www.ipbuzios.blogspot.com). Peço a todos os blogueiros de Búzios e Região que me dêem uma força na divulgação.


Observação: a entrevista não foi publicada na íntegra no Jornal A Raza de Búzios simplesmente por falta de espaço.  


Fonte: Jornal A Raza de Búzios
Ver: http://pt.calameo.com/read/0005711402c3fbe4c0c25  

Nenhum comentário:

Postar um comentário