sábado, 14 de abril de 2012

As mentiras do prefeito 4

Foto do jornal A RAZA
"Encontrei um município arrasado economicamente  e com costumes enraizados que são costumes não republicanos. Isso dentro do governo, relação com o legislativo..." (5).

"Isso faz parte da credibilidade que o povo de Búzios deposita no governo. A inadimplência chegou a números muito elevados mas agora o povo sabe que temos zelo com o dinheiro público..." (2).

 "Sabemos que muitos não pagavam seus impostos porque não queriam ver o seu dinheiro indo para o ralo" (2). 

"Encontramos uma cidade destruída tanto moralmente quanto no aspecto financeiro" (4).

"(Nossas) duas principais dificuldades: o aspecto financeiro e os maus costumes que indivíduos da gestão passada semearam em nossa cidade" (4).   

Costumes não republicanos, falta de zelo com o dinheiro público, cidade destruída moralmente e maus costumes, para mim são práticas que existem na cidade desde a emancipação. Não vi nada de novo no governo Toninho que já não tivesse visto nos três governos de Mirinho. É por isso que digo que são farinha do mesmo saco. Para confirmar minha tese basta citar dois exemplos.

 O primeiro é a análise feita pela juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Cabo Frio, Núria de Andrade Peres,  nos autos da Ação Civil Pública nº 01423-2009-432-01-00-5, do processo administrativo para a contratação da empresa LAGOCONST CONSTRUÇÔES LTDA para realizar o serviço de limpeza das vias públicas: 


"Este processo administrativo tramitou de uma maneira surpreendente. No dia seguinte ao da posse da atual gestão foi ele autuado, foi feita a solicitação de serviço com suas considerações, foi elaborado e proposto o projeto básico, com a respectiva planilha, foi despachado pela procuradoria Geral e por dois procuradores municipais, com posterior aprovação, foi retificado o prazo de contratação, foi novamente à Procuradoria para parecer, foi este parecer elaborado e apresentado, foi homologado pelo Prefeito, foi autorizado o empenho, foi ao Presidente da Comissão de Licitação para manifestação, também juntada, foram acostados os documentos das interessadas no contrato, foi anexada a minuta de contrato, foi dado a esta minuta parecer favorável pela procuradoria, foi liberada a solicitação de serviço, foi feita a apuração das propostas, foi autorizado o empenho pelo Prefeito, foi autorizada sua emissão pela Comissão de Licitação, foi despachado o processo por mais três servidores, foi assinada a autorização de empenho, assim como sua nota, foi assinado o contrato pelas partes, e foi passado memorando à contratada autorizando o início dos serviços. Tudo isto num único dia, 02 de janeiro de 2009, o primeiro depois da posse" (fls. PA-13/17, 52/71, ACP 574/578, 582/601).

Quem é minimamente informado na cidade sabe muito bem quem são os proprietários da empresa citada. Daí a sangria desatada. 

O outro exemplo foi a carta de um eleitor desiludido publicada no teclado do leitor do jornal Primeira Hora de 14/04/2009, quatro meses apenas do novo-velho governo Mirinho, com o sugestivo título "Mudaram apenas as moscas": 

MUDARAM APENAS AS MOSCAS...
O fantasma do super-arquiteto continua assombrando o banheiro público da praça Santos Dumont – ou a m. transbordou, ou a paciência com este governo acabou... qualquer coisa assim. Como vem acontecendo desde a sua inauguração, aquela monstruosidade parida pelo governo anterior continua gerando despesas desproporcionais à sua finalidade e ao bom senso. Agora, serão R$ 120.000,00, em seis meses, para mantê-lo funcionando – R$ 960.000,00 durante os quatro anos da gestão destes gênios. Será que a estrutura da prefeitura com seus quase 2.000 funcionários não conta com funcionários capacitados para essa função? Ou terão capacitação acima da exigida, pós-graduados talvez, doutores talvez - todos eles parentes, amigos, cabos eleitorais do atual prefeito. Havendo ou não merda brasileira, argentina, francesa ou de onde quer que seja, excretadas ali, pagaremos a conta! Nada mudou! Continuaremos vendo na atual administração os descalabros perpetrados na anterior. Isso é um desrespeito aos cidadãos minimamente inteligentes desta Cidade. Continuam jogando nosso dinheiro no lixo - no lixo deles - de cada um dos incompetentes ou fantasmas e das empresas contratadas para este tipo de serviço. O valor gasto para manutenção deste banheiro daria, por exemplo, para fazer, a cada seis meses, uma creche em Cem Braças ou Baia Formosa - que vem reclamando esta benfeitoria há tanto tempo. E ainda dizem que estão com problemas de caixa devido à redução dos royalties. O que existe é má gestão e desperdício, para não falarmos no beneficiamento aos seus apaniguados. A que será que o Mirinho se referia ao dizer que ‘aprendeu muito’ ao discursar nos palanques? Terá sido com o seu desafeto Toninho? Em todo País só existiam 47 municípios e no estado do Rio apenas seis com renda per capita maior que Búzios no ano de 2006 - sendo que estes seis também eram agraciados com o ‘milagre’ dos royalties. Qual é a cidade que temos? Educação nota dez? Saúde impecável? Saneamento básico excelente, ruas e calçadas decentemente mantidas? Funcionários minimamente capacitados? Respondam-me cidadãos buzianos: ao menos àqueles que não se beneficiam destas bandalheiras.
Ps.: Parabéns, ao JPH, pela divulgação destes atos do governo, pois se estivessem apenas no Boletim Oficial do município, eu, e muita gente, não tomaríamos conhecimento de mais esta barbaridade.
Amelides Assunção Santos, por e-mail enviado em 13/04/09

Índice: 

1) Folha dos Lagos, dia 3/4/12
2) Folha dos Lagos, dia 4/4/12
3) Folha dos Lagos, dia 5/4/12
4) Folha dos Lagos, dia 6/4/12
5) Jornal A Raza,     dia 6/4/12



Ver:

"As mentiras do prefeito 8"

Nenhum comentário:

Postar um comentário