sexta-feira, 6 de abril de 2012

Pesquisa Eleitoral GPP Abril 2012 -Comentário 1

Mirinho ter obtido apenas 29,4% de intenção de votos na pesquisa estimulada é um resultado muito ruim para ele. Com certeza é um reflexo da administração desastrosa que está fazendo neste seu terceiro mandato. Em 2008, neste mesmo mês de abril, já estava com a vitória praticamente assegurada, com as pesquisas indicando quase 60% de intenção de votos. Seu adversário, Toninho Branco, após uma administração também muito ruim, só conseguiu pouco mais de 35% dos votos. Acredito ser este o teto de Mirinho neste ano. Teto que representa o voto da máquina inchada. Mas que é uma faca de dois gumes, porque não lhe deixa quase nenhum capital de investimento. Reparem que a soma de todos os percentuais dos candidatos de oposição alcançam quase 20% a mais do que o percentual de Mirinho: 48,7 a 29,4. Outro detalhe: a margem de erro é de 4,5%. Se subtrairmos e somarmos esse valor do  percentual dos dois primeiros colocados poderíamos ter como resultados possíveis Mirinho com 18,3 % ou apenas 0,3% de diferença em relação a Chiquinho.      

Venho defendendo a tese de que mais uma vez as eleições em Búzios serão plebiscitárias. Tal só não ocorreu  nas primeiras eleições após a emancipação, em 1996, quando três candidatos- Mirinho, Toninho e Clemente- disputaram palmo a palmo a preferência do eleitorado. A tendência histórica de Búzios, daqui pra frente, é minguar os votos do terceiro e quarto lugares, ficando na disputa apenas os dois primeiros colocados. Em um colégio eleitoral com baixo nível de consciência política vota-se naquele que tem chances de ganhar. O voto tem que ter essa utilidade (voto útil) para um eleitorado faminto de necessidades básicas. Depois que um candidato de "oposição" é escolhido, o efeito manada faz todos correrem para ele. 

Defendo também a tese de que Mirinho vai perder de goleada, talvez uma goleada maior do que a que sofreu Toninho em 2008, porque seu governo atual é tão ruim ou pior do que o dele. Veremos!

Comentários no Facebook:



Um comentário:

  1. A pesquisa teve um número insignificante de entrevistados e é uma temeridade divulgar um resultado tão duvidoso. Como estão distribuídos estes entrevistados no território buziano? Pela simples observação empírica do povão a diferença é muito maior. Me parece que o Chiquinho vai virar Chicão e ganhar de lavada.

    ResponderExcluir