quinta-feira, 10 de maio de 2012

Os minhocas da terra

Por concordar em gênero, número e grau com a postagem do professor Chicão em relação ao tema, reproduzo abaixo seu post. A seguir publico os dados do IBGE sobre o número de naturais em relação aos não naturais.



- "O argumento de muita gente que nasceu na cidade ou que tem famílias morando aqui há muitas gerações é que os cofres públicos devem sustentá-los, mesmo que não façam nada pela cidade. Eles também acham que as pessoas que vieram de fora, que hoje devem ultrapassar 80 % da população, não devem denunciar nenhuma de suas falcatruas. Ontem, no centro da cidade, conversando com algumas dessas minhocas da terra, ouvi este argumento sendo mencionado descaradamente.


Gostaria de dizer a estas pessoas que só reconheço como nativos de Cabo Frio aqueles que têm origens nos índios que moravam aqui. Os demais vieram de fora, seja no século XVII ou ontem. E ainda assim não concebo que os descendentes de índios devam se sustentar do erário sem que devolvam a sociedade o que ela lhes paga".




População residente por naturalidade em relação ao município:


Araruama é o único município em que o número de naturais (“nativos”) é maior do que os não naturais (“os de fora”). Reparem que, mais uma vez, Rio das Ostras destoa de todos os outros: é o município, disparadamente, com menos naturais. Acredito que estas mudanças  sejam recentes. Infelizmente não temos dados quanto a isto no Censo de 2000. Acredito que de lá pra cá ocorreram mudanças significativas neste quesito que devem repercutir no resultado das eleições deste ano.  

1º) Araruama – 66.619 naturais (59,4% da população)


2º) São Pedro da Aldeia – 42.739 (48,6%)


3º) Arraial do Cabo – 12.792 (46,1%).


4º) Cabo Frio – 84.109 (45,1%)


5º) Iguaba Grande – 9.514 (41,6%)


6º) Armação dos Búzios – 11.450  naturais (41,5%).


7º) Rio das Ostras – 21.080 (19,9%)



Nenhum comentário:

Postar um comentário