segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Alguém está manipulando pesquisas registradas no TSE!

O Ibope e a Promídia estão fazendo pesquisas mensais em Búzios. O Ibope fez a primeira pesquisa entre os dias 14 e 16 de julho (PESQ 1I) . A segunda (PESQ 2I), foi feita entre 24 e 26 de agosto. A Promídia fez a sua primeira pesquisa (PESQ 1P)  entre 4 e 8 de agosto. A última (PESQ 2P) foi feita de 31 de agosto a 3 de setembro. As margens de erro estão muito próximas: 6,0 no IBOPE e 5,6 na PROMÍDIA. Para efeitos de comparação, vou considerá-las como iguais a 6,0. 

Mesmo tendo sido feitas com uma diferença de mais de quinze dias, as primeiras pesquisas são praticamente iguais, considerando-se a margem de erro. Mirinho tinha 27% na PESQ 1I contra 23,1% na PESQ 1P. Evandro, 18 e 16,1. Dr. André, 15,0 e 14,2. João Carrilho, 11,0 e 11,7. Beth Prata 2,0 e 0,3. 

As duas pesquisas divergem e muito nos Brancos/Nulos e Não sabem/ Não responderam. Enquanto em PESQ 1I 20% votariam brancos/nulos, em PESQ 1P apenas 3,2. Na segunda pesquisa, os números se aproximam- 6 contra 1,9%, respectivamente. Já os que não sabem/não responderam eram 8% na PESQ 1I e 31,4% na PESQ 1P. Novamente na segunda pesquisa os números deste quesito se aproximam: 15 a 13,3.

O problema está claramente na segunda pesquisa e nos números referentes à intenção de voto (estimulado) em Evandro. Mirinho fica em primeiro com 35,0 na PESQ 2I e 35,1 na PESQ 2P. Dr. André, 21 a 18. João Carrilho, 10 a 9,5. Beth Prata, 0 a 0. Ambas as pesquisas, detetaram o crescimento de Mirinho. Enquanto no IBOPE ele cresceu 8% da PESQ 1I para a PESQ 1P, na PROMÍDIA, cresceu 12%. Reparem que mesmo esta diferença está na margem de erro, de 6%. Dr. André, cresceu 6,0% e 3,8%, respectivamente. João Carrilho, decresceu 1,0% e 2,2%. Beth Prata, também decresceu, 2% e 0,3%.

Já Evandro, cresce em um instituto e decresce no outro. O Ibope que, na primeira pesquisa lhe dera 18%, na segunda, dá apenas 12%, indicando que ele perdera 6% das intenções de voto, durante o mês de agosto. Diferentemente, A PROMÍDIA garante que Evandro ganhou os mesmos 6%, passando de 16,1% para 22,2%. Tirar 6% aqui, colocar 6% acolá, é muito manjado. E tudo dentro da margem de erro, possível de conserto na próxima pesquisa, mas influenciando o eleitorado agora com um segundo colocado fictício.

Comentário por E-mail:


Meirielem Carrefur da Mata


Eu gostaria que você publica-se no seu blog....faça uma pesquisa sobre os locais que o IBOPE tem alguma credibilidade....


Agóra veja quem é a empresa no Brasil que mais registra pesquisas no TSE no Brasil?

Reposta: PROMIDIA

Estou te mandando isso para que você saiba quem esta manipulando as pesquisas em Búzios...se for uma pessoa séria gostaria que publica-se em seu blog após efetuar a pesquisa.

IBOPE ja foi notificado pelo TSE para apresentar todo material da pesquisa.....e ai?

Comentários no Facebook:



  • Beto Jordão Não tenho dúvidas de que as pesquisas são manipuladas, só vão ficando mais próximas da realidade na semana da eleição, pq os institutos ficam com medo de dar vexame e descobrirem o esquema deles.


  • Clarice Terzi Pesquisa boa é com o resultado das urnas na mão..

    Anderson Gonçalves Tanto a pesquisa da Promídia quanto a do Ibope na minha opnião estão sendo manipuladas! Que coisa absurda, nem no Ibope podemos confiar mais! Até no Ibope já deram um jeitinho de manipular! e pelo jeito vai aparecer mais pesquisas malucas por ai! Não confio em nenhuma daqui pra frente, agora só acredito na hora do voto na urna, e olhe lá!!!!

2 comentários:

  1. ...um absurdo tudo isso... Deveria dar cadeia para quem manipula números de pesquisa eleitoral!!!

    ResponderExcluir
  2. Tanto a pesquisa da Promídia quanto a do Ibope na minha opnião estão sendo manipuladas! Que coisa absurda, nem no Ibope podemos confiar mais! Até no Ibope já deram um jeitinho de manipular! e pelo jeito vai aparecer mais pesquisas malucas por ai! Não confio em nenhuma daqui pra frente, agora só acredito na hora do voto na urna, e olhe lá!!!!

    ResponderExcluir