sábado, 22 de setembro de 2012

Pesquisa eleitoral registrada de Rio das Ostras


Sabino aparece com grande vantagem nas intenções de voto para prefeito do município de Rio das Ostras
21/09/2012
Introdução

​Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência entre os dias 11 e 12 de setembro no município de Rio das Ostras aponta grande vantagem do candidato Sabino (PSC), que tem 73% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Zezinho Salvador (PSDC) com 11%.

Os demais candidatos encontram-se em outro patamar de intenção de voto: Elisangela Broder (PTN) tem 2%, Dr. Castro (PR) atinge 1% e Lena (PSOL) não atinge 1% das intenções de voto.

Os eleitores que têm intenção de votar em branco ou anular o voto representam 3%, enquanto os indecisos ou que não respondem à pergunta somam 11%.

Período de campo: De 11 e 12 de setembro de 2012 
Tamanho da amostra: 406 eleitores 
Margem de erro: 5 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95% 
Solicitante: BRASILEIRA PRODUTORA DE VÍDEO, PUBLICIDADE E PROPAGANDA LTDA - ME 
Registro: Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo Nº 00092/ 2012 
Data de Publicação: 17/09/2012

Detalhes

Espontânea

​Quando perguntada a intenção de voto sem a apresentação dos nomes dos candidatos (pergunta espontânea), Sabino aparece com 62% das intenções de voto, Zezinho Salvador tem 7% e Elisangela Broder, 1%. Os demais candidatos não atingem 1% de intenção de voto espontânea. Os votos brancos e nulos somam 4% e os indecisos ou que não respondem são 24%.

Rejeição

Quando perguntado aos eleitores de Rio das Ostras em quais dos candidatos não votariam de jeito nenhum, as candidatas Elisangela Broder e Lena apresentam índices de rejeição de 18% e 17%, respectivamente. Os candidatos Dr. Castro e Zezinho Salvador aparecem ambos com 14% das menções. Já Sabino é o que tem a menor rejeição, 7%. Os eleitores que declaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos representam 10% dos entrevistados e outros 47% preferem não responder ou declaram não saber em quem votar. Na pergunta de rejeição, o IBOPE Inteligência dá aos entrevistados a opção de citar mais de um candidato.

Avaliação da administração municipal

A administração atual do Prefeito Carlos Augusto é avaliada de forma negativa (ruim/ péssima) por 39%, enquanto 34% a consideram regular e 25% a classificam positivamente (ótima/ boa).

No que diz respeito à forma como o Prefeito de Rio das Ostras vem administrando o município, 34% dos eleitores a aprovam e 54% a desaprovam. Outros 11% não sabem ou preferem não responder a pergunta.

Saúde (53%) e Abastecimento de água (43%) são consideradas pela maior parte dos entrevistados como as áreas mais problemáticas do município. Em seguida vem a rede de esgoto, com 34%, e segurança pública com 33%. Estes percentuais correspondem à soma das três áreas que o entrevistado poderia mencionar.

Avaliação das administrações estadual e federal

No que diz respeito à administração do Governador Sérgio Cabral, 38% do eleitorado de Rio das Ostras a classifica positivamente (ótima/ boa), enquanto outros 37% a consideram regular. Aqueles que avaliam a administração estadual de forma negativa (ruim/ péssima) somam 16%. Os entrevistados que não sabem avaliar ou que preferem não responder totalizam 9%.

A administração da Presidente Dilma Rousseff é avaliada positivamente (ótima ou boa) por 60% dos entrevistados. Aqueles que a avaliam como regular representam 30% dos entrevistados, enquanto outros 7% a avaliam de forma negativa (ruim ou péssima). Os eleitores que preferem não responder ou não sabem avaliar a administração federal somam 4%.

Fonte: IBOPE


Nenhum comentário:

Postar um comentário