segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Como virar o jogo de 2 a 7 pra 7 a 2?

Foto do Facebook do Lorram
Como vereador gosta mesmo é de prefeito eleito não vai ser muito difícil para o Dr. André virar o placar adverso de 2 a 7 para uma goleada de 7 a 2 no controle do legislativo municipal, obtendo a tal da governabilidade. Ainda mais em cidade de interior. Eleitos, quase que por unanimidade, pelo voto das tradicionais famílias buzianas- e depois da eleição já trabalhando pela reeleição pois a vereança virou há muito tempo uma profissão muito rentável-, precisam mesmo é de muita máquina pública pra poder atender às demandas de seu eleitorado super carente em quase tudo- educação, renda e saúde pública. Não foi à toa que a coligação de apoio a Mirinho fez maioria esmagadora na Câmara de Vereadores. Sempre foi assim, menos em 2000, quando Mirinho se reelegeu com minoria na Casa. O problema é que a cooptação pode sair muito cara. Claro que não para o prefeito, mas para o povo. Como essas negociações são feitas às escondidas, boas coisas não devem ser. E não são mesmo. Pornografia pura (Tito Rosemberg).

Tentam esconder mas não tem jeito. Em cidade pequena tudo se sabe. Como em outras eleições, nesta já havia candidatos da coligação do prefeito pegando dindin pra campanha com o principal adversário. Os mais bem informados sabem muito bem quem eram. Como eram dois, pra fazer maioria, Dr. André  só precisa de  mais um, pois elegeu dois de safra própria. Como os membros daquela casa não têm ideologia nenhuma (com raríssimas exceções) oportunismo dos bons não vai faltar. Sempre pelo bem da cidade, claro! Ficar com Mirinho por quê? Como eles, Mirinho também não tem ideologia nenhuma. Nunca teve projeto de cidade. Como controla seu partido- o PDT- com mão de ferro, descumprindo o estatuto- e os outros partidos da coligação são bem piores em termos de funcionamento-, não vai conseguir impedir a debandada geral com a ameaça da infidelidade partidária. Foi assim com Joãozinho e Nobre. No final, quem paga a conta do convescote político é sempre o povo. 

Só conheci uma prefeita que não cooptou vereadores após ter sido eleita com minoria na Câmara. Foi Erundina em São Paulo. Em vez de ceder às chantagens dos vereadores, governou a cidade de São Paulo com a mobilização das entidades civis organizadas, que sempre enchiam a câmara municipal  assim que algum projeto de interesse das camadas populares eram votados.


Comentário:

  1. Temos que encher a Câmara quando o projeto for de nosso interesse!


    • Honey Piana Eu ouvi na noite do sábado, dia 06, um candidato da coligação do inho pedindo votos pro Dr. André ao meu vizinho!

Um comentário: