segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O secretariado de Dr. André


Em plena campanha eleitoral, no dia 26 de julho, publiquei no blog o texto " GESTÃO COMPARTILHADA" como uma proposta para a cidade, para que fosse discutida pelos candidatos a prefeito de Armação dos Búzios. Tendo em vista a proximidade do anúncio do secretariado do novo prefeito de Búzios, republico o texto para que se saiba que existe uma outra forma de fazer política, diferente da usual, onde secretarias são loteadas entre financiadores e apoiadores dos eleitos, sem que o povo- aquele que detém a verdadeira soberania- receba qualquer informação sobre as negociações realizadas. Nesta forma de escolha a corrupção não tem espaço porque o povo, através de suas entidades, escolhe o secretário e o compromete com um conjunto de ações a ser realizada. Se não o fizer, se cometer ilicitudes, pode ser destituído a qualquer momento.       

"A dificuldade em atingir os objetivos desejados pela população e suas entidades representativas sobre as demandas existentes na cidade, vem justamente da questão de que, mesmo quando chamadas à participação e contempladas nos planos de governo dos candidatos, posteriormente elas não têm ingerência na gestão da cidade pois os secretários nomeados não têm compromisso nem identificação com as comunidades. Assim sendo, esta proposta baseia-se na construção de outra forma de relacionamento e uma efetiva participação na gestão compartilhada da cidade , conforme a seguir:

I - GESTÃO COMPARTILHADA

- indicação de nomes para composição das secretarias, diretorias, departamentos e divisões a ser realizada pelas entidades em conformidade com as suas áreas de atuação ( conforme itens abaixo). Que sempre sejam indicados pelo menos quatro nomes, dos quais dois serão homens e duas mulheres, uma vez que se pretende estruturar o governo em que a metade dos secretários sejam mulheres e a outra metade homens.

- reforma administrativa com redução do número de secretarias, diretorias, departamentos e divisões, sendo todos os demais cargos a serem preenchidos com funcionários efetivos.

- as entidades não só elegerão as suas prioridades no modelo do orçamento participativo, mas também poderão dar continuidade na execução de seus projetos através das suas indicações. Dentre os quatro indicados, um será nomeado para a gestão e a consequente busca da execução dos objetivos assumidos com as comunidades que o indicaram.

- todos os secretários efetivarão um Termo de Compromisso com as entidades que os indicaram e serão avaliados anualmente pelas próprias entidades, podendo ser solicitada sua substituição (recall) e, consequentemente, acompanhados pelo executivo na realização das demandas.

- todos os projetos de lei de interesse da população a ser apresentados pelo executivo, passariam a ser encaminhados pelas entidades como projetos de lei de iniciativa popular.

II – MODIFICAÇÕES PRINCIPAIS NAS SECRETARIAS:

1. O licenciamento de obras passará a ser realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, tendo por pré-requisito a lei de uso do solo e o código de obras, mas somente terá a aprovação definitiva após a aprovação de todas as licenças ambientais julgadas convenientes, e somente para o caso de residências unifamiliares. A aprovação de loteamentos, condomínios e obras de grande impacto, após cumprirem todas as exigências citadas anteriormente, será ainda sujeita a liberação pelo Conselho da Cidade.

2. A Secretaria de Planejamento será encarregada do planejamento sócio-sustentável da cidade, não possuirá mais a função de licenciamento de obras.

3. Os diretores das escolas serão indicados pela comunidade escolar (professores, pais, grêmios estudantis e funcionários)

4. Realização de concursos públicos para projetos de arquitetura e urbanismo da cidade.

Ver: http://www.ipbuzios.blogspot.com.br/2012/07/uma-proposta-para-cidade-texto-para.html

Observação: escolhendo os secretários segundo estes critérios da gestão compartilhada talvez fossem confirmados alguns nomes que circulam na rede de boatos da cidade. Mas, com certeza, outros nomes cotados não apareceriam de forma alguma, tal a rejeição popular a eles.

Nomes citados: Muniz (meio ambiente), Robalo (administração), Luíza (saúde), Claudia Carrilho (assistência social), João Carrilho (serviços públicos), Carlos Terra (fazenda), Zé Wilson (cultura), Joãozinho Carrilho (chefia de gabinete), Robinho (esporte), Alice Passeri (planejamento), indicação do DJ (educação) e Otavinho (ainda sem pasta).

Comentários:

  1. pelamordeDeus!!! Otavinho e Alice Passeri de novo... não! Essas pessoas não sabem nada de urbanismo e não gostam de pobre. Fora com eles!!!

  2. Luiz,
    A sua proposta é consequência de toda uma trajetória de militância nos movimentos populares, de sua formação, em Filosofia e, logicamente, de sua militância, no PT, quando o PT era um partido que representava os anseios de mudança, numa outra ótica, que não a de hoje. Acredito em alguns militantes do PT, mas não no partido enquanto instituição. Quem perde é a cidade, quando um secretariado é recrutado entre financiadores de campanha e pressionado pelas coligações. A cidade é percebida de forma fragmentada, retalhada, em que a maioria dos secretários seguem o que você já colocou, com o agravante de que não estará livre daqueles dispostos a desviar recursos públicos e ou a se utilizar da administração pública, em benefício próprio. Será que neste governo a cidade será vista de uma forma holística? O foco estará na preservação do patrimônio natural, histórico e cultural, numa visão humana, na construção de uma cidade moderna, com equipamentos urbanos de qualidade, educação e saúde de qualidade, com vias e calçadas de qualidade, ciclovias, saneamento básico, estímulo à participação, ao orçamento participativo, enfim... tudo isso é holístico, requer que toda a equipe de governo pense nisso 24 horas, por dia. Vamos esperar pra ver.

    Comentários no Facebook:


    • Jose Figueiredo Sena Sena É a realidade mesmo Luiz ? Ou melhor é verdade mesmo Luiz ? Nos temos que esperar né.

    • Monica Paciello Paciello Gostaria muito de ver Otávio atuando nesse governo... acho que teria muito a contribuir.

    • Luiz Carlos Gomes Pelo amor de Deus, Monica. A cidade não merece esse repeteco!


      Marcia Bispo Do Nascimento Só para a EDUCAÇÃO já ouvi uns 10 nomes, tipo " com certeza " Não dou mais atenção para a fofocada da cidade. Espero o dia que o próprio Dr. André, que espero que seja digno o suficiente para noemar gente COMPETENTE, fale seu secretariado, e de preferencia, antes de entrar oficialmente. O resto para mim é balela! Eita cidade fofoqueira


      Monica Werkhauser O que fizeram (Octavio e Alice), o deck da Orla, onde todo mundo cai e acabou sendo invadido pelos restaurante . A Via Azul,super faturada entrando em area tombada, a casinha do lago da Ferradura, terras do Lange, daqui a pouco o Lange vai cobrar alugueis ou desmanchar tudo.Se isto acontecer , infelizmente trocamos 6 por meia duzia.


      Monica Werkhauser Acho que Dr. Andre não vai repetir erros passados de outros governos, agora o que ninguém merece mesmo é o DJ dar ordens. Não podemos esquecer que ele fez parte do governo desastroso do TOnuinho


      Anny Figueiredo Guarani-Kaiowá Segundo Thomas Sastre, Sandro Peixoto será Secretário de Imprensa.Ontem às 20:31 · Curtir


      • Marcia Bispo Guarani Kaiowá KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        Monica Werkhauser só faltava o sandro secretário

        • Marcia Bispo Guarani Kaiowá Alguem faz uma coletiva com o Dr. André PELOAMOR?

          Marcia Bispo Guarani Kaiowá Enquanto isso o Vitor Viana está trbalhando direitinho. Tenho acompanhado pelo twitter. Posta tudinho que o chefe manda rsrsrrs

          Niura Pereira Sabem de uma coisa?Estou começando a ficar apreensiva e com muito medo desse novo governo,não pelo Dr.André,mas por certas pessoas..

          Jose Figueiredo Sena Sena Buzios,só precisava de 3 Secretárias, Saúde ,Educação, Serviços Públicos e mais nada, o resto seria uma simples Diretória para já evitar as pequenas aglomerações dos já famosos ( puxa-saco) ou melhor assessores, cada Diretor só poderia ter 5 pessoas para os serviços , o resto é conversa fiada.

          Luiz Carlos Gomes boa Sena. Um governo minimalista só com três secretarias. Boa!

          Jose Figueiredo Sena Sena Luiz , já tem cidades sendo governadas assim. Com pouca " MAMATA " ou " BOUQUINHA " e dá certo.


      Monica Werkhauser vamos mandar estar porposta para eles, seria uma grande inoivaçãohá 12 horas · Curtir

2 comentários:

  1. pelamordeDeus!!! Otavinho e Alice Passeri de novo... não! Essas pessoas não sabem nada de urbanismo e não gostam de pobre. Fora com eles!!!

    ResponderExcluir
  2. Luiz,
    A sua proposta é consequência de toda uma trajetória de militância nos movimentos populares, de sua formação, em Filosofia e, logicamente, de sua militância, no PT, quando o PT era um partido que representava os anseios de mudança, numa outra ótica, que não a de hoje. Acredito em alguns militantes do PT, mas não no partido enquanto instituição. Quem perde é a cidade, quando um secretariado é recrutado entre financiadores de campanha e pressionado pelas coligações. A cidade é percebida de forma fragmentada, retalhada, em que a maioria dos secretários seguem o que você já colocou, com o agravante de que não estará livre daqueles dispostos a desviar recursos públicos e ou a se utilizar da administração pública, em benefício próprio. Será que neste governo a cidade será vista de uma forma holística? O foco estará na preservação do patrimônio natural, histórico e cultural, numa visão humana, na construção de uma cidade moderna, com equipamentos urbanos de qualidade, educação e saúde de qualidade, com vias e calçadas de qualidade, ciclovias, saneamento básico, estímulo à participação, ao orçamento participativo, enfim... tudo isso é holístico, requer que toda a equipe de governo pense nisso 24 horas, por dia. Vamos esperar pra ver.

    ResponderExcluir