terça-feira, 4 de junho de 2013

Chegou a vez das praias


"Joga no mar.

Foi a decisão tomada pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.

Os resultados dos exames dos efluentes na ETE em Iguaba Grande, ao longo de 2012, variaram de 540 coliformes fecais por 100 mililitros em fevereiro a 1.733 em julho. Na em São Pedro da Aldeia de 495 em junho a 995 em novembro. Não é possível continuar com os despejos na Lagoa de Araruama. Até para uso na agricultura se deve ter cuidado. (Ver tabelas abaixo).

Tomada a decisão redigiu-se o protocolo de intenções citado no artigo anterior, "Rota do esgoto" nessa revista. A transposição não estava prevista no contrato com a Prolagos e o Estado do Rio de Janeiro arcará com o custo de R$10,9 milhões, incluindo a rede separativa e duas elevatórias em Búzios.

A transposição será para o rio Una, diretamente, uma vez que a ETE no bairro de Jardim Esperança não tem condição de tratar os 205 litros por segundo que jorram das duas ETE´s. São 15 a 17 milhões de litros de esgoto diluído, por dia. Diz-se "esgoto diluído" porque as duas ETE´s são Liquidificadores de Fezes (LF), "Fossas Caseiras Melhoradas". ETE que é ETE, e que se preze, na posição em que estão os LF´s ou FCM´s, tem efluente com 250 coliformes fecais por mililitros e menos.


Aos 15 a 17 milhões de esgoto diluído somam-se outros tantos oriundos da ETE no Jardim Esperança. 30 a 35 milhões de esgoto diluído, com 800 ou mais coliformes fecais por 100 mililitros irão desaguar no oceano, na foz do rio Uno. É inevitável que desçam na direção de Búzios, e além, tornando as praias impróprias para o banho".

Tabelas: 


Foi-se a lagoa de Araruama, foram-se as lagunas Cabo Frio e Maracanã e o canal Itajuru, estando ameaçado o Reservatório de Juturnaíba. Chegou a vez das praias.
É a herança maldita gerada no ciclo de abusos de poder iniciado em 30/06/2000 às 10h30min horas, na sede da Álcalis, quando se reuniram pela primeira vez os membros do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ).

Ernesto Lindgren
CIDADE ONLINE
03/06/2013

Fonte: http://www.revistacidade.com.br/colunas/ponto-de-vista/3244-chegou-a-vez-das-praias

Comentários no Facebook:

  • Cada vez que eu leio essas coisas, mais triste eu fico com a situação que arrumaram pra Búzios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário