quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Meu depoimento à CPI do BO

Foto Jornal Primeira Hora , 27/02/2014, pág. 3

Algumas observações, a bem da verdade, precisam ser feitas à cobertura do Jornal Primeira Hora do meu depoimento na reunião pública da CPI do BO. Segundo o jornal eu disse:

- "Um empresário amigo meu (não quis revelar o nome) pediu-me para ficar atento à licitação de material de papelaria para Educação. Tinha interesse de participar do certame licitatório. Fiquei acompanhando, como faço sempre, e de repente apareceu já o extrato do contrato, cujo objeto era a compra desse material - afirmou Luiz Gomes, acrescentando que foi investigar e verificou que os avisos das Tomadas de Preço pularam do número 14 para 42.

Luiz Carlos disse sempre ter sido ‘a prática no Município de prefeitos beneficiarem amigos, parentes, ou colaboradores de campanha, por meio da condução na licitação, ou na contratação de serviços de compra ou de terceirizações’, e que ‘se surpreendera mais ainda, porque o atual governo fora eleito com base numa proposta de mudar essas práticas’.

- Fui verificar e constatei que os preços dos mesmos contratos no governo (André Granado) todos eram mais altos, comparados com os governos anteriores, e que nesse governo está se assistindo a condução dos negócios sem zelo, e gastando mais ainda - acentuou a testemunha, reafirmando que a circulação dos atos oficiais é feita com muita irregularidade. Os contratos mencionados foram os do lixo, da merenda escolar e papel para as escolas, entre os quais estaria um, cujo gasto teria sido de R$ 5,5 milhões sem licitação.

Luiz Carlos confirmou ainda que o seu ‘blog’ é muito lido pelo pessoal da Prefeitura, e que algumas vezes conversou com o coordenador da Comunicação, Beto Jordão, o que lhe faz julgar que os agentes sabiam das denúncias feitas na sua pagina. A testemunha também confirmou que já protocolara junto ao MPs do Estado e Federal, e também ao TCE, aquilo que ele entendia como supostas irregularidades, pedindo a esses órgãos que deflagrassem as investigações e apurações de eventuais irregularidades" (JPH, 27/02/2014)

Meu comentário: 

1)  Eu não disse "sempre ter sido ‘a prática no Município de prefeitos beneficiarem amigos, parentes, ou colaboradores de campanha, por meio da condução na licitação, ou na contratação de serviços de compra ou de terceirizações". Na verdade disse, em termos genéricos, que sabemos que em muitos municípios brasileiros quando se quer beneficiar amigos, parentes e financiadores de campanha não se dá  a devida publicidade aos editais de licitação e, respondendo à uma indagação do vereador Felipe Lopes, disse que o mesmo poderia ter acontecido em Búzios. Há uma diferença entre afirmar e supor que poderia ter acontecido. Cabe à CPI provar se algum direcionamento foi dado às licitações.

2) Em nenhum momento afirmei que "a circulação dos atos oficiais é feita com muita irregularidade".

3) Também não mencionei os contratos do "lixo, da merenda escolar e papel para as escolas" e que "entre os quais estaria um, cujo gasto teria sido de R$ 5,5 milhões sem licitação". O que afirmei e reafirmo é que, entre as TP 14 e TP 42 ocorreram 26 licitações supostamente sem a devida publicidade e que alguém nas redes sociais, cujo nome não me recordo, chegou a calcular que o montante envolvido nelas seria de aproximadamente 56 milhões de reais. Número que acho muito provável. 

4) O vereador Felipe Lopes me perguntou diretamente se eu havia conversado com o coordenador de Comunicação do governo Beto Jordão sobre as possíveis irregularidades nas licitações. Respondi taxativamente que não. Conversara com ele sobre outros assuntos. Sobre o pessoal do governo ler o blog é fato, neste e no governo anterior. O Google e o Facebook já disponibilizam para blogueiros informações sobre seus leitores, até mesmo o IP de seus computadores. Isso é fato. Agora, de forma alguma, posso assegurar que Beto Jordão, apesar de saber que ele é leitor assíduo do blog, tenha lido as postagens sobre as possíveis irregularidades no Boletim Oficial.  Portanto, não sou capaz de "julgar que os agentes (incluindo Beto Jordão)  sabiam das denúncias feitas na sua pagina", como apregoa o jornal.  

5) Assim que tiver a posse- já requerida- da gravação de meu depoimento à CPI do BO o publicarei aqui.

Comentários no Facebook:





Nenhum comentário:

Postar um comentário