segunda-feira, 19 de maio de 2014

Sucupira é aqui!

Novela O Bem Amado, foto do blog do sabá 

- Prefeito de Búzios queria viajar mas não desejava que seu Vice assumisse.
- Prefeito pensa em emendar a Lei Orgânica Municipal (L.O.M.) alterando o artigo que determina que o Vice assuma em caso de viagem ao exterior.
- Prefeito desiste de emendar a L.O.M. por ser um processo demorado com votação em dois turnos. 
- Prefeito consegue que a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Búzios elabore o Decreto Legislativo nº 2/2014 aprovado por cinco vereadores (Lorram, Messias, Jefferson, Uriel e Joice).
- Vice consegue liminar na 2ª Vara da Comarca de Armação dos Búzios garantido sua posse enquanto o Prefeito estiver viajando.
- Prefeito de Búzios consegue cassar a liminar da 2ª Vara no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
- Conclusão até o presente momento: Prefeito viajou e Vice não assumiu.
Aguardem os próximos capítulos da novela. 

A novela  

"O Bem-Amado foi uma telenovela brasileira escrita por Dias Gomes, produzida pela Rede Globo e levada ao ar de 24 de janeiro a 3 de outubro de 1973, às 22h, com direção de Régis Cardoso e supervisão de Daniel Filho.  Inspirada numa peça teatral do próprio autor, de título Odorico, o Bem-Amado ou Os Mistérios do Amor e da Morte, escrita em 1962, foi a primeira novela produzida em cores na televisão brasileira" ("wikipedia").

A trama

O prefeito Odorico Paraguaçu, um político corrupto e cheio de artimanhas, tem como meta prioritária em sua administração na cidade fictícia de Sucupira, litoral baiano, a inauguração do cemitério local. De um lado, é bajulado pelo secretário gago, Dirceu Borboleta, profundo conhecedor dos lepidópteros; e conta com o apoio incondicional das irmãs Cajazeiras, suas correligionárias e defensoras fervorosas: Doroteia, Dulcineia e Judiceia.

Doroteia é a mais velha, líder na Câmara de Vereadores da cidade. Dulcineia, a do meio, é seduzida pelo prefeito. E Judiceia é a mais nova - e mais espevitada. São três solteironas avessas a imoralidades - pelo menos em público, já que Odorico sempre aparece de noite para tomar um "licor de jenipapo"…

De outro, tem que lutar com a forte oposição liderada pela delegada de polícia Donana Medrado, que conta com o dentista Lulu Gouveia, inimigo mortal do prefeito e líder da oposição na Câmara - atracando-se constantemente com Doroteia no plenário. E ainda com o jornalista Neco Pedreira, dono do jornal local, A Trombeta. O meio-termo se intensifica com a presença de Nezinho do Jegue, defensor fervoroso de Odorico quando sóbrio, e principal acusador, quando bêbado!

Maquiavelicamente, o prefeito arma tramas para que morra alguém, sendo sempre mal-sucedido. Nem as diversas tentativas de suicídio do farmacêutico Libório, um tiroteio na praça e um crime lhe proporcionam a realização do sonho. Para obter êxito, Odorico traz de volta a Sucupira um filho da terra: Zeca Diabo, um pistoleiro redimido, que recebe a missão de matar alguém para a inauguração do cemitério.

Como se não bastasse, Odorico ainda tem que enfrentar os desaforos de Juarez Leão, médico personalístico da oposição, que se envolve com sua filha Telma e faz um bom trabalho em Sucupira, salvando vidas - para desespero de Odorico.
Ao final, uma irônica surpresa: Zeca Diabo, revoltado, mata Odorico, que, finalmente, inaugura o cemitério! ("wikipedia").

Como "Sucupira é aqui" vamos dar nomes locais aos personagens da novela. Preencha a relação abaixo e a envie para o blog:

1) Odorico Paraguaçu:
2) Dirceu Borboleta
3) Doroteia
4) Dulcineia
5) Judiceia
6) Donana Medrado
7) Lulu Gouveia
8) Neco Pedreira
9) Nezinho do Jegue
10) Libório
11) Juarez Leão
12) Zeca Diabo

Comentários no Facebook:


Armação dos Búzios ou Sucupira , andré ou odorico ? zeca diabo ou robinho ? dirceu borboleta ou junior gordo ? Não sei mais a zona é a mesma.

Ricardo Guterres Quem dera ...é bem pior....


  • Monica Werkhauser infelizmente não dá para rir é triste demais, o 5 destino turistico as traças, s vereadores não ficaram nem envergonhados,Vi a declaração da Joice e do Messias que só autorizaram a viagem, mas não vi a publicação no BO da licença para o prefeito viajar, o que tem de tão importante no fetival de Cannes, será que é verdade que o Papa vai recer o prefeito...... são tantas mentiras que já não acredito em mais nada
    há 20 horas · Curtir · 1
  • Maria Cristina G Pimentel Fora Vereadores, fora Dr. André!!
  • Marcia Bispo Do Nascimento vocês vão me desculpar, mas a culpa desta sandice é da câmara imbecil de vereadores que deliberou esta merda
    há 14 horas · Curtir · 1
  • Mônica Casarin É realmente um absurdo! É contra a Lei Orgânica Municipal e anticonsticional! Nunca ví isto antes... Como isto pode ser possível? Estou tentando entender até agora qual o argumento da desembargadora. Se alguém tiver uma cópia, gostaria muito de ver
    3 h · Curtir · 1
  • Kitty Ayala Quando falam que Búzios tinha se tornado "terra de ninguém", tem gente que ainda acha ruim falar, tamanha barbaridade... Barbarie é o que estes vereadores estão fazendo !!!

  • Maria Do Horto Moriconi Quem ainda tem dúvida sobre o tapetão!?!? Judiciário... leis... políticos.. Os egos exaltados estão apenas repetindo o de sempre... quem tem mais poder? Até o papa já está na fita, não deve ser por acaso.. . Será que vai coroar o rei ou o rei se auto coroará?!?! Não lembro onde é... mas tem um lugar no mundo onde as pessoas não dão a mínima para políticos, nem para administradores públicos.. eles são apenas funcionários comuns e sem nenhuma relevância. Podemos trabalhar este modelo e tirar essa aura de poder. Somos nós que acabamos dando empoderamento. Ontem falaram que existe a engenharia política. Pois bem, devemos desmontá-la. Gênios aposentados que vivem por aqui. Lancem ideias...E afinal para deixar tudo mais comum e sem importância... Esse acontecimento está demonstrando que não precisamos de governantes. Por isso podem viajar que as coisas se resolvem sozinhas. Agora, quanto à humilhação ... foi dose. Vai pra próxima vida, com certeza...
  • Luiz Carlos Gomes Que coisa hein Flor!



Agora temos nosso André Paraguassu. Em Buzios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário