sexta-feira, 27 de março de 2015

Vereador Felipe Lopes denuncia abandono do INEFI

INEFI 1
INEFI 2
INEFI 3
INEFI 4


Na sessão da Câmara de Vereadores de ontem (26), o vereador Felipe Lopes denunciou que as instalações da antiga Fundação Bem Te Vi, onde hoje funciona o INEFI, estão abandonadas. Segundo ele, enquanto se constrói a praça no local, as outras áreas do Instituto poderiam ser mantidas em condições de uso pelos estudantes, tais como, por exemplo, a piscina semi-olímpica e o ginásio poliesportivo. 

Não fui contra a desapropriação da Fundação Bem Te Vi. Não sou contra desapropriação em si. Se forem verdadeiras as alegações do MP na ação em que propõe a extinção da Fundação (processo 0000184-23.2014.8.19.0078), ela, que já foi desapropriada, tem que ser  extinta mesmo:

"Trata-se de ação de extinção de fundação movida pelo MINISTÉRIO PÚBLICO em face da FUNDAÇÃO BEM TE VI. O Ministério Público alega, resumidamente, que existe confusão patrimonial entre a fundação, seus gestores e o Município de Armação dos Búzios; indícios da utilização da fundação para lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos; desrespeito ao dever legal de prestação de contas; bem como abandono e inatividade. Pede, liminarmente, que o CNPJ da fundação seja cancelado; que sejam bloqueados todos os bens e valores em nome da empresa, inclusive dos que advierem da desapropriação tratada nos autos de processo 0000484-19.2013.8.19.0078; e que sejam expedidos ofícios para localização de patrimônio em nome da fundação". 

Mas não posso concordar que ela seja desapropriada para depois ser abandonada.

A denúncia do vereador teve grande repercussão na mídia local, o que levou o desgoverno municipal -sempre atrasado- a publicar uma nota oficial em seu site. Nota que mais parece uma desculpa esfarrapada, porque em nenhum momento responde ao questionamento feito pelo vereador: Por que não cuidaram daqueles equipamentos públicos para que os estudantes pudessem fazer uso deles enquanto se construía a praça. E pelo que se sabe a construção da Praça ainda vai levar um bom tempo. Enquanto isso, priva-se... Vejam a nota e o estágio da obra:  

"A secretaria de Obras anuncia que já está em fase de preparação de planilha para licitação, a segunda etapa da obra, que prevê a reforma total do Ginásio, vestiários, arquibancada e área externa que compõe a piscina semi olímpica existente, incluindo o muro de arrimo que delimita o local, com readequação de todo o sistema de drenagem".

Praça do INEFI, site da Prefeitura de Búzios



Nenhum comentário:

Postar um comentário