sábado, 19 de dezembro de 2015

Em depoimento "premiado" Lula entrega Zé Dirceu

Zé Dirceu e Lula, foto do site cicerocattani


Em depoimento "premiado" na Polícia Federal, na condição de informante, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na última quarta-feira (16) que: 

1) não teve conhecimento de atos de corrupção na Petrobras ao longo dos oito anos em que governou o Brasil, entre 2003 e 2010.

2) não crê que os principais partidos de sua base aliada tenham, por meio de seus líderes, obtido vantagens indevidas em contratos das diretorias da petroleira.

3) integrantes de seu governo são alvos  de inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de envolvimento nas irregularidades cometidas na Petrobras devido a um processo em curso de criminalização do PT.

4) acha que o amigo Bumlai nunca se hospedou no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. 

5) não solicitou que Bumlai contratasse empréstimos em seu nome para repassar ao PT. 

6) os dois "jamais" trataram sobre "dinheiro ou valores". 

7) soube dos "boatos" dos empréstimos tomados pelo amigo por meio da imprensa.

8) "não tomou conhecimento" do processo de contratação, por parte da Petrobras, da empresa operadora do Vitória 10.000. 

9) não recebeu de Bumlai qualquer pedido para interferisse no processo de escolha para beneficiar o Grupo Schahin.

10) "nunca" solicitou que o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, condenado e preso no processo do mensalão por envolvimento no esquema de compra de votos no Congresso Nacional, contratasse empréstimos para o PT.

11) que, no anos em que comandou o Palácio do Planalto, não se envolveu nas negociações que resultaram nas indicações de Renato Duque,Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa para a diretoria da Petrobras.

12) as indicações para o governo eram feitas pelos titulares dos ministérios e passavam pelo crivo final da Casa Civil, à época chefiada pelo ex-ministro José Dirceu.

13) não sabe se foi o PT ou outro partido político que indicou Renato Duque para assumir a Diretoria de Serviços; "talvez" ele tenha sido indicado pelo PT. 

14) não conhecia Renato Duque e que não participou do processo de escolha do nome de Renato Duque"..

15) Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras, era um funcionário de carreira da empresa, e que o processo de escolha dos nomes dos diretores não contava com a participação dele.

 16) não tratou diretamente sobre a substituição de Cerveró por Jorge Zelada na diretoria internacional da petroleira. 

17) sabia que Zelada era uma "reivindicação" do PMDB.

18) não recebeu de Bumlai qualquer pedido para que Cerveró fosse mantido à frente da diretoria internacional e que sua relação com o pecuarista "não permitia tal pedido".

19) não tratou com José Carlos Bumlai sobre a indicação de Nestor Cerveró para a Diretoria Financeira da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. 

20) acha que a indicação de Cerveró para o alto escalão da BR Distribuidora "também foi uma solicitação do PMDB".

21)  o ex-dirigente, Paulo Roberto Costa, que também era funcionário de carreira da companhia de petróleo, foi indicado para a  Diretoria de Refino e Abastecimento da Petrobras pelo Partido Progressista (PP). 

22) "nunca se sentiu pressionado" pelo PP para nomear Paulo Roberto Costa para a diretoria.

23) não acredita na denúncia de Costa de que 2% do valor dos contratos firmados pela Diretoria de Refino e Abastecimento eram repassados para o PT por meio do ex-tesoureiro da legenda João Vaccari Neto. 

24) Paulo Roberto Costa fez a acusação envolvendo o Partido dos Trabalhadores para obter a redução de sua pena nos processos da Lava Jato.

25) não conhece o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, que trabalhava ao lado de Renato Duque e se tornou um dos delatores do esquema de corrupção da petroleira.

26) não acredita na versão do ex-gerente e, mais uma vez, atribuiu a denúncia à tentativa de obter os benefícios da delação premiada.

27) não soube, não autorizou e não acredita no repasse de recursos suspeitos para João Vaccari Neto e para o ex-tesoureiro de sua campanha à Presidência José de Filippi. 

28) não acredita que Filippi tenha recebido dinheiro ilícito da Queiroz Galvão.

29) é amigo de Vaccari e que o conheceu na época em que o ex-tesoureiro do PT presidia o Sindicato dos Bancários de São Paulo. 

30) sua relação com Vaccari no PT foi "pequena", na medida em que ele deixou o comando da sigla em 1996. 

31) a direção do PT relatou a ele que Vaccari fez um excelente trabalho à frente da Tesouraria da sigla.

32) a indicação de José Eduardo Dutra para a presidência da Petrobras foi uma decisão pessoal sua. Justificou que, além de ter conhecimento do setor petroquímico, Dutra era geólogo e tinha envolvimento com o movimento sindical.

33) foi dele a decisão de nomear José Sérgio Gabrielli para o comando da estatal do petróleo.

34) não tinha "amizade" com o dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, um dos delatores da Lava Jato.

35) não lembra quando conheceu o empreiteiro, mas contou que, em 2011, se reuniu pela primeira vez reservadamente com Pessoa na sede do Instituto Lula, em São Paulo. O delator da Lava Jato, de acordo com ele, foi à entidade para convidá-lo a dar uma palestra na UTC.

36) não acredita que Ricardo Pessoa tenha repassado dinheiro ilícito para Vaccari, como o empreiteiro contou ao Ministério Público em depoimentos de seu acordo de delação premiada.

Fonte: G1

Comentários no Facebook:

Carlos Simas Caso a matéria na íntegra seja de fato do G1, ele errou feio ou é maldade mesmo (o que tem tudo para ser) pois o Presidente Lula não está sendo investigado e, portanto não pode se submeter ao Instituto Penal da Delação Premiada. Sem entrar no mérito da questão, o ex-presidente apenas foi convidado a prestar alguns esclarecimentos, nada mais, pelo menos por enquanto.

Ipbuzios Carlos, fui eu que fiz uma brincadeira com a delação premiada. Não existe depoimento premiado. Repare que coloquei o "premiado" entre aspas. Grande abraço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário