segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Prefeitura de Búzios fecha o EJA da Darcy Ribeiro

No dia 8, a Secretaria de Educação de Búzios informou no site da Prefeitura de Búzios que "devido à diminuição da procura por vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como os altos índices de evasão escolar na Escola Municipal Prof. Darcy Ribeiro, realocará os alunos para outra unidade educacional da rede que ofereça a modalidade".

 A Secretaria termina o comunicado justificando que "os altos custos necessários para a manutenção do turno não se justificam diante do reduzido número de alunos matriculados".

No final de 2013, o governo de Búzios fez sua primeira tentativa de fechar o curso, mas a comunidade escolar (alunos, professores, e funcionários) não aceitou e conseguiu manter o EJA da Darcy.

Pelo menos em 2013 a comunidade escolar foi ouvida. Agora, os ditadores de plantão responsáveis pela Educação de Búzios não ouviram ninguém. Nem servidores, muito menos os alunos. Decidiram e pronto! Para eles "a decisão é irreversível". 

Nosso desgoverno municipal atual, assim como os anteriores, considera Educação como despesa e não como investimento. E as despesas nem são custeadas com recursos municipais. Existe verba do FUNDEB pra isso.

É óbvio que o fechamento do EJA da Darcy com a transferência dos alunos para o Nicomedes fará com que muitos desistam de estudar, pois é grande a dificuldade de transporte no município, especialmente a locomoção na hora de maior tráfego (horário do "rush", 18:00h). 

A Comunidade Escolar precisa se fazer ouvir. Ela tem direito de escolha!!! Alunos, alunas, pais, mães, responsáveis, precisam lutar por seus direitos, como lutaram em 2013. 

Todos juntos pela Educação de Búzios!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário