quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Orçamento participativo? Onde? Na Câmara de Búzios?

Vereadores aprovam Orçamento de 2016, foto camarabuzios


Foi noticiado no site da Câmara de Vereadores de Armação dos Búzios que 10,508 milhões dos 218,629 milhões de reais das receitas previstas para o orçamento de 2016 foram "alocados por emendas parlamentares, englobando propostas apresentadas por vereadores e por cidadãos". Entre as propostas aprovadas estão aquelas que preveem recursos para "instalação de câmeras na cidade", "reformas de escolas e praças, drenagem, pavimentação e esgoto, a construção da sede própria da Câmara de Vereadores", aquisição de "material didático para o ensino e preservação da história buziana", e "as subvenções à APAE e ao Projeto de Oficina Circense". O vereador Lorram, Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, garante que, apesar de o Prefeito ter recebido autorização para remanejar 30% das verbas orçamentárias, as emendas parlamentares são impositivas, isto é, imexíveis. E acrescenta, que esse percentual "é um percentual razoável porque não engessa e também não dá livre poder ao Executivo."

Acontece, vereador, que as contas não fecham. Há muito tempo o município de Armação dos Búzios não investe mais do que 10% de suas receitas. Em 2013, investiu 5,00%. Em 2012, 6,43%. Em 2011, 6,96%. Em 2013, investiu 5.00% de 210,040 milhões, ou seja, apenas 10,5 milhões de reais porque torrou 107,737 milhões de reais (54,86% das receitas totais) com a folha de pagamento. O resto, 40,14% gastou com a manutenção da máquina, incluindo terceirizações caríssimas pra sustentar amigos e financiadores de campanha. Em 2014, a mesma coisa. Dr. André gastou 112,112 milhões de reais com a folha (53,60% das receitas). Neste ano de 2015, segundo o último Relatório de Gestão Fiscal, do 2º quadrimestre de 2015, já havia comprometido 57,17% das receitas totais com pessoal. 

Como então acreditar que os vereadores possam alocar 10,508 milhões (4,8%) da receita bruta prevista para 2016, sem que com isso engesse o Prefeito. Se ele não vai ter muito mais do que isso de recursos livres para investimento, o que Dr. André vai fazer em 2016? Apenas colocar a máquina pra funcionar e deixar que os vereadores decidam o que ele vai fazer com o pouco dinheiro livre que dispõe. Seria melhor então que a Câmara governasse o município. É muito difícil acreditar que isso vá acontecer no ano que vem. É mais razoável que tudo não passe de jogo de cena, com Dr. André fazendo o que bem entende, pouco se lixando pras emendas parlamentares e lá pelo final do ano negocie no varejo remanejamento de verbas através de decretos de créditos adicionais suplementares. Ou não foi assim com as verbas imexíveis e carimbadas pra drenagem de Cem Braças, as subvenções pra Valéria da Associação Protetora dos Animais, pro CRER-VIP e pro Clovis da Cem Braças, etc?


Comentários no Facebook:


Comentários
Julio Medeiros Kkkkkkkkkkkk
CurtirResponder5 h
Luis Carlos Palencia Um adendo, o orçamento da saúde não foi encaminhada para o Conselho Municipal de Saúde para ser apreciada, considerando que, em julho de 2015 aconteceu a Conferência Municipal de Saúde, onde foram apontadas várias medidas a curto, loongo e médio prazo, tais quais não constam no orçamento.
CurtirResponder15 h
Lorram Silveira Tá 2.
CurtirResponder1 hEditado
Ricardo Guterres Afinal....pra que serve a Câmara dos vereadores ?????

Neemias Lopes De nada adianta elaborar o orçamento participativo se o executivo muda tudo, o ano que vem, pior ainda que a maioria dos vereadores autoriza o remanejamento, o Povo participa e eles fazem o que querem com o dinheiro do povo.




Alessandri Adriano Afinal....pra que serve a Câmara dos vereadores ????? [2]
CurtirResponderAgora



Jose Figueiredo Sena Sena pode até não acreditar é um direito, mais com o Presidente Ernesto Geisel editando ,criando , mandando ,impondo ,empurrando , e ferrando o povo com o " Pacote de Abril " 1977 " ,pode acreditar só tinha remuneração os Vereadores das Capitais e Cidades com mais de 500 mil habitantes , e não era Salários era ajuda de custos , " mans , mans ,mans "para agradar liberou geral , e ainda criou o Senador Biônico , coisa de quinto mundo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário