segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Jânio Mendes é favorável à privatização da CEDAE, diz CBN

Servidores têm feito protestos em frente à Alerj contra a concessão da Cedae
Crédito: Ellan Lustosa/Código19 / Ag. O Globo

Levantamento da CBN aponta que ao menos 30 deputados são contra a privatização da Cedae.

Jânio Mendes é o único deputado do PDT- todos os outros disseram votar contra, Cidinha Cmapos não respondeu-, segundo a CBN, que vai votar a favor da privatização. Vai ter interesses assim lá na Conchichina!!!  

O mapeamento mostra que ao menos 30 dos 70 deputados estaduais dizem ser contra o projeto de concessão da Cedae. Segundo a base governista, essa é a única maneira de tirar o Rio da crise. Mas, a três dias da votação, o governo tinha apenas 14 votos, numa votação de maioria simples.

Quando faltava três dias para o início da sessão de votação do projeto de privatização da CEDAE, a Assembleia legislativa estava a seis votos de barrar o projeto. A votação está marcada para hoje (20). 

"Um levantamento feito pela CBN com todos os 70 deputados estaduais mostra que, se a votação fosse hoje, 30 deputados votariam contra a venda da empresa pública de saneamento. Para barrar o processo, são necessários 36 votos, já que a votação é definida por maioria simples. Apenas 14 deputados disseram ser a favor da privatização. Para o governo conseguir a aprovação, ainda faltam, no mínimo, 21 votos. Caso o pleito termine empatado, quem decide é o presidente da Casa, deputado Jorge Picciani, favorável ao projeto. O deputado Milton Rangel, do DEM, que vota pela venda da Cedae, não vê outra saída para equilibrar as contas do estado. 
"Não existe 'plano B'. Nós estamos trabalhando na Casa, enquanto legisladores, para debater o máximo essa situação, para colocar essa situação, para votar isso e conseguir dar a garantia para a operação. Se isso não acontecer, eu não sei quanto tempo mais a gente vai aguentar esse processo de convulsão social que a gente já está começando a viver, assim como viveu o Espírito Santo até pouco tempo".
O levantamento mostra ainda 15 deputados indecisos e 11 que não responderam a pesquisa. Nem mesmo a base governista está unida em torno da questão. Dos 14 deputados do PMDB, que compõem a maior bancada da Alerj, apenas seis confirmaram votar a favor da privatização. Já os deputados Átila Nunes e Coronel Jairo se disseram contra, mesmo sendo do partido do governador Luiz Fernando Pezão e do presidente da Casa, Jorge Picciani. A situação se repete na segunda maior bancada, a do DEM, partido aliado do governo. Dos sete deputados, dois votaram a favor, quatro estão indecisos e o deputado Jorge Felippe Neto vota contra a privatização. Os dois únicos partidos em que todos os parlamentares votam da mesma maneira são da oposição. Os quatro deputados do PSDB e os cinco do PSOL afirmaram ser contra o projeto de lei. O deputado Luiz Paulo Corrêa, do PSDB, diz que vender a Cedae para o governo do estado conseguir empréstimos e fazer novas dívidas não é a solução para a crise financeira.
"Os sistemas de abastecimento de água têm ações no mercado, mas o controle acionário é do estado. Então é inimaginável que só o Rio de Janeiro possa ter um sistema que vai vender não só o controle acionário, mas o próprio patrimônio que foi acumulado ao longo desses anos. Ainda mais para garantir empréstimos novos. Empréstimo não resolve a situação do estado".
A aprovação da venda da Cedae é uma prerrogativa imposta pela União para a autorização de empréstimos ao governo do estado. Em entrevistas recentes, o governador Luiz Fernando Pezão disse que essa é a única saída para a crise financeira que assola o Rio de Janeiro. Mas, a três dias da votação, o governo ainda precisa trabalhar muito para virar o jogo".
Vitor Gilard




DEPUTADOSIMNÃOINDECISONÃO RESPONDEU
Ana Paula Rechuan (PMDB)X
André Ceciliano (PT)X
André Correa (DEM)X
Aramis Brito (PHS)X
Átila Nunes (PMDB)X
Bebeto (PDT)X
Benedito Alves (PRB)X
Bruno Dauaire (PR)X
Carlos Macedo (PRB)X
Carlos Minc (Sem Partido)X
Chiquinho da Mangueira (PTN)X
Cidinha Campos (PDT)X
Comte Bittencourt (PPS)X
Coronel Jairo (PMDB)X
Daniele Guerreiro (PMDB)X
Dica (PTN)X
Dionisio Lins (PP)X
Dr. Deodalto (DEM)X
Dr. Gotardo (PSL)X
Dr. Julianelli (Rede)X
Edson Albertassi (PMDB)X
Eliomar Coelho (PSOL)X
Enfermeira Rejane (PCdoB)X
Fábio Silva (PMDB)X
Fatinha (SDD)X
Filipe Soares (DEM)X
Flávio Bolsonaro (PSC)X
Flavio Serafini (PSOL)X
Geraldo Moreira da Silva (PTN)X
Geraldo Pudim (PMDB)X
Gil Vianna (PSB)X
Gilberto Palmares (PT)X
Gustavo Tutuca (PMDB)X
Iranildo Campos (PSD)X
Jânio Mendes (PDT)X
João Peixoto (PSDC)X
Jorge Felippe Neto (DEM)X
Jorge Picciani (PMDB)X
Lucinha (PSDB)X
Luiz Martins (PDT)X
Luiz Paulo (PSDB)X
Marcelo Freixo (PSOL)X
Marcelo Simão (PMDB)X
Marcia Jeovani (DEM)X
Márcio Pacheco (PSC)X
Marco Figueiredo (PROS)X
Marcos Abrahão (PTdoB)X
Marcos Muller (PHS)X
Marcus Vinicius (PTB)X
Martha Rocha (PDT)X
Milton Rangel (DEM)X
Nivaldo Mulim (PR)X
Osorio (PSDB)X
Paulo Melo (PMDB)X
Paulo Ramos (PSOL)X
Pedro Augusto (PMDB)X
Rafael Picciani (PMDB)X
Renato Cozzolino (PR)X
Rosenverg Reis (PMDB)X
Samuel Malafaia (DEM)X
Silas Bento (PSDB)X
Tia Ju (PRB)X
Tio Carlos (SDD)X
Wagner Montes (PRB)X
Waldeck Carneiro (PT)X
Wanderson Nogueira (PSOL)X
Zaqueu Teixeira (PDT)X
Zé Luiz Anchiete (PP)X
Zeidan (PT)X
Zito (PP)X
TOTAL14301511

Nenhum comentário:

Postar um comentário