sábado, 19 de agosto de 2017

Não adiantou nada...

Lembram daquela postagem, uns dias atrás, onde denunciamos a obra irregular que estava sendo erguida sobre uma laje, na beira da Avenida Jose Bento Ribeiro Dantas, sem licença, placa de obra e colada na via? ("Ver em ipbuzios"). Não deu em nada. A mesma está a todo vapor...


Antes: construção sem telhado

Despudoradamente impune. Agora já chapiscaram as paredes de tijolo e estão colocando o madeiramento do telhado...(ver foto abaixo)

Isso explicitamente, na frente de todos. Sem os tapumes que esconderam sua primeira etapa, meses atrás, igualmente irregular...


Hoje: fazendo o telhado

Por ali passam, diariamente, dezenas de funcionários das secretarias municipais que deveriam fiscalizar, embargar e mandar demolir a mesma.
Por ali passam, diariamente, seus Secretários...
Por ali passa, diariamente, nosso Prefeito...
E nada...

Os fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano foram ao local? Multaram e embargaram a obra? Se sim, o que faz a Procuradoria? Abre as devidas ações judiciais, visando a justa demolição?

E como esta, existem dezenas e dezenas de obras ilegais, que foram embargadas. A Procuradoria abriu processo demolitório? No que deram esses processos?

Essas pessoas responsáveis por essas obras zombam dos que insistem em cumprir as leis.

Imaginem como devem se sentir tolos, os profissionais e proprietários honestos, que se submetem a uma verdadeira Via Crucis para aprovar uma simples casa para construção: meses de espera, leis corretamente restritivas, rigor espartano na aprovação, gasto do precioso tempo no Meio Ambiente e na Secretaria de Finanças, taxas caríssimas, burocracia a toda prova... enfim: um trem fantasma sem prazo para acabar... Perguntem a qualquer profissional: arquitetos, engenheiros ou empreiteiros. Todos terão histórias semelhantes para contar.

Mas claro, existem os felizardos: aqueles que não estão nem aí para as Leis, a Cidade, o Prefeito e a grande maioria de seus Cidadãos. Estes constroem sem licença, sem respeitar o espaço público, ocupam calçadas, jogam esgoto na rua, etc. Provavelmente terão, antes de qualquer mortal, um Alvará Provisório para instalar um comércio em seu prédio ilegal. Qualquer problema, é só ativar o seu político de estimação... aqueles que depois de eleitos se tornaram despachantes de luxo...

Só para explicar por que estamos sento tão ranzinzas e chatos... afinal estamos no Brasil... É que, além de desmoralizar toda a autoridade municipal e incentivar, explicitamente, todos a não cumprirem as Leis, uma obra como esta, junto a tantas outras que vemos a cada esquina, está matando, pouco a pouco, o futuro sustentável de Búzios, sua qualidade de vida e seu turismo de qualidade.

Já dizia o velho Xerife, que Búzios ainda é diferente das outras cidades, mas a cada dia está ficando mais parecida. Pelo menos, quando o sonho acabar de vez e a cidade se tornar mais uma da Região dos Lagos, com a fuga de seu Turismo de alto nível, poderemos nos contentar com os veranistas das cidades vizinhas. Disputaremos os turistas de Araruama, São Pedro, Arraial e Cabo Frio, com a desvantagem de estarmos mais distantes. No fim da linha...

Por exemplo, quando quiserem fazer o tão sonhado projeto de reurbanização da Av José Bento Ribeiro Dantas, com canteiros, ciclovias, estacionamentos, equipamentos urbanos, arborização e amplas calçadas, descobrirão que é tarde demais... que não existirá mais espaço, devido às invasões e construções irregulares que se fizeram ao longo da Avenida.

Qualquer projeto “meia boca” ficará caríssimo de executar, pois serão necessárias várias desapropriações parciais, para corrigir os erros do passado. 

Entender esses erros no passado é fácil: a cidade era pequena, passava um carro por hora e ninguém previa seu imenso crescimento populacional...O que não dá para perdoar são esses erros acontecendo agora. Uma tragédia anunciada e um crime que estão cometendo contra a cidade!

A responsabilidade está inteiramente nas mãos da Prefeitura.

Perguntamos mais uma vez: não vão fazer nada para parar esses absurdos???

Alô Ministério Público!!!

Comentários no Facebook:
Ricardo Guterres Isso aí pode.......
CurtirMostrar mais reações
Responder1 h
Gerenciar
Gerando voto, pode tudo!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário