sábado, 11 de novembro de 2017

COISA DE PRETO

Jovelina Pérola Negra, foto rionoteatro

"Coisa de Preto é a bruxaria contida num conto de Machado de Assis. Um samba escrito pela caneta de Mauro Diniz. Coisa de preto é a poesia de Cartola. Os dedos a bailar sobre o violão de Paulinho da Viola. Ah, só podia ser preto - Romário, Imperador, Ronaldinho. Responder ao racismo com Lamentos em forma de chorinho. Pixinguinha, preto rei, rei dessa coisa escura. Renato Gama autodidata senhor da soltura. Coisa de preto é manter-se grande diante de quem mata. É se precisar ameaçar com canhão pelo fim da chibata. Coisa de preto é viver com alegria".

"Inventar a matemática, arquitetura, medicina, agricultura e filosofia. Ser parte da primeira civilização. Ser senhor do Blues, do Samba, do Reggae, do Pop, Soul, do Jazz. É manter amor à Terra diante de um povo que a desdenha pelo céu. Coisa de preta é Jovelina partideira. Milton, Djavan, Tim, Alcione e Candeia. Veja a noite Yurugu, fique atento. É preta a senhora dona do vento. Veja, estejas pronto e ouvindo."


Jonathan Oliveira Raymundo


Observação 1 : Relembrando: Em vídeo vazado por dois integrantes do movimento negro, um deles um ex-cinegrafista da Globo que teria testemunhado a cena ao vivo, por meio de um televisor na rede interna da emissora, William Waack, jornalista da Globo,  reclama de uma buzina da rua que ressoa no estúdio e diz, em tom de piada, “É coisa de preto”.

Observação 2Racismo é crime: pode dar até quatro anos de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário